BRANDS' ECO Autarquia do Ano: CM da Lourinhã premiada na Subcategoria “Medidas Covid-19”

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  • 29 Agosto 2022

João Duarte de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, explica os contornos do projeto premiado na 3.ª edição do Prémio Autarquia do Ano.

Perante a pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal da Lourinhã, como forma de apoiar as empresas locais, criou uma plataforma digital: a Buy Lourinhã. Uma plataforma com mais-valias tanto para os comerciantes como para os cidadãos, clientes e visitantes do município.

João Duarte de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, explica um pouco melhor os contornos deste projeto, a sua aplicação e o impacto que teve no município.

1. Qual foi a razão primordial que levou à seleção do vosso projeto, que acabou por se tornar vencedor nesta 3.ª Edição dos Prémios Autarquia do Ano?

Durante o período da Pandemia Covid-19, o Município da Lourinhã implementou diversas medidas de apoio aos tecidos social, associativo e empresarial. Neste âmbito, a plataforma Buy Lourinhã foi uma das medidas de maior destaque, como forma de promover a integração das micro, pequenas e médias empresas na economia digital. A plataforma permitiu criar um Marketplace, por forma a fomentar a venda dos produtos e serviços das empresas do concelho, de uma forma integrada. Esta plataforma representa uma mais-valia para os comerciantes, cidadãos, clientes, visitantes e turistas, na medida em que concentra, num só local, vários estabelecimentos, produtos e serviços do concelho, com a possibilidade de venda online.

2. Qual sente que tenha sido o impacto do vosso projeto, a níveis práticos, no seu município e na sua comunidade?

O impacto tem sido positivo, com a atribuição de um prémio pela Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã na categoria “Empreendedorismo e Inovação”, o que mostra o reconhecimento local pela iniciativa. O feedback do comércio local relativamente à implementação da medida, mas também às sessões de capacitação associadas à mesma e às formas de divulgação implementadas, é também bastante positivo.

João Duarte de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, premiada na subcategoria “Medidas Covid-19”, da 3.ª edição do Prémio Autarquia do Ano
3. Considerando os últimos momentos caracterizados pelo COVID-19, quais sentem ter sido as melhores estratégias/soluções aplicadas pelo município?

A Câmara Municipal aprovou, desde o início da pandemia, diversas medidas de apoio aos tecidos social, associativo e empresarial que passaram por isenções de pagamentos, rendas e taxas, e pela criação de linhas de apoio. Através do GAEL, foram divulgadas os regimes de exceção e as medidas de apoio do governo, e foi dado apoio no preenchimento de candidaturas.

Além disso, foi lançada uma campanha de apoio ao comércio local “Compre no Comércio Local. É bom, é nosso” e, em parceria com a ACIRO, voltou a realizar-se a iniciativa “Natal é no Comércio Tradicional”.

A realização das quinzenas gastronómicas também representa um forte apoio na promoção do setor da restauração. Além disso, o Município tem implementado campanhas que promovem a resiliência, como foi o caso da campanha “Juntos Venceremos a Nova Batalha”; uma campanha que visou promover os produtos e serviços distinguidos com o selo de qualidade “Marca Lourinhã”.

4. Quais os principais pontos fortes do projeto submetido ao Prémio Autarquia do Ano que, para si, foram fundamentais?

Além da implementação da plataforma, podemos destacar a inovação na relação com o tecido empresarial, devido aos momentos de capacitação que geraram proximidade e coesão. A ligação entre o Município da Lourinhã e o tecido empresarial faz-se através de um Gabinete próprio e dedicado — o Gabinete de Apoio ao Empresário Local da Lourinhã (GAEL). Neste contexto, reforçou-se a proximidade através da criação de linhas dedicadas (e-mail e telefone) para apoio no que concerne à plataforma Buy Lourinhã. Além disso, e visto que muitos comerciantes nunca tinham tido contacto com o digital, foram promovidas ações de capacitação, nomeadamente ações de capacitação no âmbito das funcionalidades da plataforma e ações para fotografia de produto.

5. Considerando que nos encontramos novamente num formato presencial, acredita que existe algum impacto positivo no trabalho realizado diariamente pelo município? De que maneira?

Esta plataforma gera uma projeção e divulgação das empresas, produtos e serviços que convida os utilizadores a visitarem a própria loja física. Como modalidade de pagamento, a plataforma permite o “levantamento em loja”, o que é um convite ao regresso ao presencial, mantendo-se a possibilidade da compra online, a partir de casa, para as empresas que queiram optar por essa modalidade.

6. Considerando o projeto em questão, como foi a implementação do mesmo?

A implementação passou por várias fases, tendo a plataforma sido lançada como montra de produtos e serviços com 52 comerciantes aprovados. Ao final de um mês, a plataforma passou a permitir a inserção de produtos e contava com 84 comerciantes aprovados e mais de 370 produtos carregados. Conta atualmente com 116 comerciantes aprovados e 610 produtos carregados. Os setores de atividade que se destacam são o vestuário, alojamento, retalho alimentar, serviços imobiliários, seguros, materiais de construção.

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