Itália quer recuperar a Via Appia
A Itália pretende recuperar a Via Appia, que tem 580 quilómetros de história, com o objetivo de competir com o Caminho de Santiago. A rota foi construída há 2300 anos para os exércitos romanos.
O estado italiano está a trabalhar num projeto para relançar a Via Appia, a estrada que atravessa o país desde a periferia de Roma até Brindisi, que caiu em desuso após séculos de utilização por legionários, comerciantes e peregrinos, noticia a Servimedia.
Os seus 580 quilómetros, muitos deles enterrados sob estradas, aldeias e edifícios modernos, serão restaurados para criar uma rota de peregrinação através da história, com o objetivo de competir com o Caminho de Santiago.
A edição de Setembro da revista ‘National Geographic Spain’ dedica a sua capa e reportagem principal à Via Appia, promovida pelo administrador romano Appius Claudius e inaugurada em 312 AC. Esta estrada, considerada a primeira grande autoestrada europeia, era um símbolo do poder do Império Romano. Inspirou o ditado “todos os caminhos levam a Roma”, e em Itália ainda se chama Regina Viarum, a Rainha das Estradas.
No entanto, quando o Império começou a desmoronar-se em 395 d.C., a rota caiu gradualmente no esquecimento e grande parte do caminho foi enterrado sob milénios de história. Os vestígios da Via Appia são poucos e distantes, razão pela qual o governo italiano decidiu desenterrá-los e, em alguns casos, até localizá-los de modo a atrair o interesse das multidões.
A proposta do estado italiano e dos estúdios de arquitetura encarregados de fazer da Via Appia um percurso pedestre baseia-se num precedente histórico. Angelo Costa, fundador do Studio Costa, explica à ‘National Geographic Spain’ que os antigos romanos que viajavam ao longo desta rota encontraram uma estação de correios a cada 16 quilómetros e uma estalagem a cada 32 quilómetros.
Assim sendo, aquilo que é proposto é uma viagem de 29 troços a pé, cada um com uma duração de cerca de seis horas. Os caminhantes irão explorar as cenas das famosas lutas de gladiadores, dormir em casas de hóspedes simples rodeadas de ruínas e provar a gastronomia regional.
A Via Appia, a primeira das 29 estradas que partem de Roma, atravessa cidades, aldeias, montanhas e quintas ao passar por quatro regiões e uma centena de municípios. Por essa razão, o conceito do Caminho de Santiago, a rota sagrada espanhola, não passa despercebido aos promotores desta iniciativa. Reconhecem que “uma rivalidade encapotada” está a surgir.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Itália quer recuperar a Via Appia
{{ noCommentsLabel }}