Marques Mendes aponta aumento extraordinário de pensões

  • ECO
  • 4 Setembro 2022

O comentador da SIC refere que o plano de apoio social que será apresentado esta segunda-feira vale pouco menos de dois mil milhões de euros.

O plano de apoio social do Governo será um pouco abaixo dos dois mil milhões de euros e a medida mais emblemática será um aumento extraordinário das pensões, revelou Luís Marques Mendes na SIC. O plano “é muito urgente, e já deveria ter sido. É necessário e há condições financeiras para isso”, diz Marques Mendes.

Luís Marques Mendes antecipa que, além das pensões, o Governo avançará também com medidas nas áreas social, fiscal e da energia. Na área das rendas, o comentador da SIC sinaliza que o Governo tem dois caminhos possíveis, um travão aos 5,43% previstos ou uma subsidiação dos inquilinos. Ainda assim, Marques Mendes considera que a solução mais provável será um travão ao aumento anunciado. “Mas o Governo tem de arranjar forma de apoiar os proprietários”, acrescentou.

Sobre a demissão de Marta Temido, o comentador da SIC considera que foi uma decisão positiva. “Marta Temido fez bem em demitir-se. Foi uma decisão inteligente”. Mas criticou o processo de substituição. “Foi surreal”, disse. Mendes referia-se à decisão de António Costa de manter a ministra em funções por mais duas ou três semanas.

Marques Mendes antecipa que Costa escolherá o novo ministro entre dois perfis: Mais reformador, e o nome mais indicado será Fernando Araújo, ou mais pacificador, e aí a escolha poderá ser Manuel Pizarro ou o atual secretário de Estado Lacerda Sales. “Fernando Araújo era a melhor solução, agora, eu não acredito. Ele [Fernando Araújo] tem sido muito crítico do Governo”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes aponta aumento extraordinário de pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião