Espanha: Bancos desenvolvem digital para ajudar idosos

  • Servimedia
  • 1 Setembro 2022

Os bancos estão a apostar no desenvolvimento dos seus serviços digitais para facilitar o acesso de pessoas idosas às instituições financeiras. Santander, Caixabank e Bankiter são alguns exemplos.

Santander, Caixabank e Bankiter são algumas das instituições financeiras com ofertas digitais que satisfazem as necessidades das pessoas idosas. Consultores como a Minsait têm ajudado na promoção e desenvolvimento de produtos e serviços bancários através de soluções para facilitar a acessibilidade universal, noticia a Servimedia.

Nos últimos anos, a banca sofreu uma mudança radical marcada pela digitalização dos seus serviços, com compromissos para melhorar a gestão de dados, a multicanalização e a utilização de ferramentas para tornar os seus processos internos mais eficientes e oferecer mais serviços conectados a clientes mais habituados à digitalização.

Nesta situação, adaptar novas ferramentas aos idosos é fundamental e já existem vários bancos que estão a ajustar a sua carteira de serviços para acompanhar os idosos.

O Banco Santander, por exemplo, tem uma aplicação adaptada para que os clientes seniores possam utilizar os serviços bancários digitalizados. Este instrumento tem uma visão mais básica dos produtos, facilita a gestão desses produtos e ainda permite visualizar os últimos movimentos. Tem também uma área de segurança específica, onde os pagamentos podem ser efetuados e os débitos diretos podem ser cancelados de forma fácil e segura. A aplicação também dá preferência a clientes seniores quando se trata de ser atendido à distância.

Por outro lado, o Caixabank oferece tutoriais em vídeo no seu website sobre como utilizar a aplicação ou realizar procedimentos através do seu website. Além disso, acompanham os utilizadores no processo de pedido de marcação para qualquer consulta, de forma a assegurar que os tempos de espera são limitados e que podem ser atendidos no melhor momento para eles.

Há anos que o Bankinter também tem vindo a adaptar a sua oferta digital às necessidades das pessoas com mais de 65 anos de idade. A estratégia do banco baseia-se na melhoria constante da qualidade do seu serviço ao cliente, com programas como “um banco para todos”, o que garantiu que a acessibilidade dos seus canais físicos e digitais fosse adaptada a todos os públicos.

Isto é possível graças a grandes empresas tecnológicas como a Minsait, uma empresa líder na transformação digital, que oferece soluções adaptadas à população mais exigente e tem propostas de desenvolvimento em áreas-chave como o serviço personalizado ao cliente, o omnichannel adaptado ou a prestação de serviços.

Os bancos fazem uso destas grandes empresas de consultoria para continuarem a fazer progressos na adaptação dos seus serviços ao novo mundo digital, sem esquecer as necessidades desta população.

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