Nas notícias lá fora: lucros inesperados, Repsol e Covid-19

  • ECO
  • 7 Setembro 2022

A antiga comissária europeia Emma Bonino defende a revisão dos tratados europeus para criar uma Europa federal e, esta semana, inicia-se nos EUA uma campanha anual de vacinação contra a Covid-19.

A Comissão Europeia está a pressionar para que os Estados-membros avancem com impostos nacionais sobre os lucros inesperados das empresas energéticas para ajudar a suportar o impacto da subida dos preços da eletricidade. A Repsol vendeu 25% do seu negócio de exploração de hidrocarbonetos ao fundo EIG, numa operação avaliada em 4.850 milhões de euros. E os Estados Unidos iniciaram esta semana uma campanha anual de vacinação de reforço contra a Covid-19. Veja algumas das notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

UE planeia taxar lucros inesperados para combater preços de energia elevados

Bruxelas está a fazer força para que avancem impostos nacionais sobre os lucros inesperados das empresas de energia, para mitigar as contas de eletricidade, que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu como “astronómicas”. As taxas propostas, que serão debatidas pelos ministros de Energia da UE na sexta-feira, teriam como alvo produtores de combustíveis fósseis e geradores de energia de baixo carbono que obtiveram lucros extras graças aos preços da eletricidade elevados artificialmente.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Repsol vende 25% do negócio de produção de petróleo por 4.850 milhões

A Repsol vendeu 25% do seu negócio de exploração de hidrocarbonetos ao fundo EIG, numa operação avaliada em 4.850 milhões de euros, informou a empresa à CMVM espanhola. O fundo EIG, especializado em infraestruturas e energia, vai pagar 3.430 milhões de euros por um quarto das ações da Repsol Upstream e assumirá 1.400 milhões de dívida. A operação não implicará ganhos de capital para a Repsol, que continuará a consolidar este negócio nas suas contas.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Euractiv Italy

Ex-comissária Emma Bonino defende rever tratados para UE federal

A candidata às legislativas italianas pelo partido Mais Europa e ex-comissária europeia Emma Bonino defende a revisão dos tratados europeus no sentido da criação de uma Europa federal. No âmbito de uma atribulada campanha para as eleições antecipadas de 25 de setembro em Itália, em que os partidos – a maioria dos quais coligados em dois grandes blocos, de centro-esquerda e centro-direita – parecem cada vez mais dividir-se entre pró e anti-União Europeia, a líder da formação Mais Europa, defendeu que “há ainda algumas peças importantes em falta: não só a Europa da defesa, mas também a da política externa, porque, sem política externa, nem sequer sei o que defesa significa”.

Leia a notícia completa no Euroactiv Italy (acesso livre, conteúdo em italiano)

Swissinfo

Borrell pede à Geórgia que tome medidas para se aproximar da UE

O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, desafiou a Geórgia a superar a polarização política e a avançar com as reformas definidas pela Comissão Europeia para poder integrar o grupo dos 27. Em conferência de imprensa com o primeiro-ministro georgiano, Irakli Garibashvili, após o Conselho de Associação UE-Geórgia, Borrell insistiu que a ambição de aderir à UE anda a par com a responsabilidade de superar a polarização política. As divisões entre partidos têm marcado a agenda política na Geórgia nos últimos anos. “Devemos construir pontes em todo o espetro político e concentrar os esforços coletivos da Geórgia para alcançar o objetivo declarado de ingressar na UE”, disse o chefe da diplomacia comunitária. “Não falo só de todos os polos do Governo, que tem mais responsabilidade, mas de todo o espetro político, este é um processo inclusivo em que todos devem participar”, acrescentou.

Leia a notícia completa no Swissinfo (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Estados Unidos recomendam vacinação anual contra a Covid-19 a cada outono

Esta semana inicia-se nos Estados Unidos uma campanha anual de vacinação de reforço contra a Covid-19 para todos os cidadãos com mais de 12 anos. Num comunicado divulgado pela Casa Branca, o Presidente norte-americano disse que a campanha irá marcar o lançamento de uma nova estratégia, segundo a qual a maioria dos norte-americanos poderá apenas receber uma dose de vacina de reforço uma vez por ano. “A partir desta semana, em dezenas de milhares de farmácias, consultórios médicos e centros de saúde comunitários, entre outros locais, os americanos com 12 anos ou mais podem ir receber esta nova vacina contra a Covid-19”, disse Joe Biden. O Chefe de Estado disse que, tal como a vacina anual contra a gripe, a vacinação contra a Covid-19 deverá acontecer entre o início de setembro e o final de outubro, reduzindo o risco de contrair ou espalhar da doença.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: lucros inesperados, Repsol e Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião