Espanha: Mercado dos terrenos recupera números pré-pandémicos

  • Servimedia
  • 8 Setembro 2022

O mercado dos terrenos espanhol vai recuperar os níveis pré-pandémicos este ano. Atualmente, a quantidade de terrenos vagos que poderiam ser usados para imobiliário em Espanha é de apenas 35%.

O preço da terra em Espanha vai atingir os 167 euros/m2 em 2022, valor que ultrapassa o nível pré-pandémico de 2019 (161 euros/m2), mas, ainda assim, longe do pico de 2007 antes do surto da crise (279 euros/m2), noticia a Servimedia.

Esta é uma das conclusões do último relatório sobre o “Land and Development Market”, elaborado pela Servihabitat Trends for Serviland, a filial independente especializada na gestão do desenvolvimento urbano das carteiras de terrenos da Servihabitat.

Ao mesmo tempo, o número de transações de terrenos vai aumentar para mais de 31 mil este ano, o que representa um crescimento moderado de 4%, e a venda e compra de novas construções vai permanecer robusta, com os números a ultrapassar as 70 mil assinaturas, o que significa que a quase totalidade do novo produto colocado à venda será vendida.

De acordo com a Serviland, estes números mostram que o mercado de terrenos continuará muito ativo em 2022. Embora sejam esperadas cerca de 100 mil novas habitações este ano, o relatório explica que o desenvolvimento residencial está a enfrentar custos de construção que aumentaram mais de 15% e podem dificultar o desenvolvimento de projetos. “Os aumentos no custo dos materiais, energia e transporte estão a dificultar a produção de novas construções”, disse Iheb Nafaa, presidente da Serviland.

Uma das questões-chave no mercado de terrenos, detalhada na análise das tendências Servihabitat, é a tensão existente no acesso a terrenos para desenvolvimento. Em Espanha, apenas 35% dos terrenos vagos poderiam ser utilizados para aumentar o stock de bens imobiliários, o que é considerado escasso.

Neste sentido, Ernesto Tarazona, diretor da Serviland, disse estar “disposto a chegar a acordos de colaboração com o setor público para desfazer o desequilíbrio entre a oferta e a procura“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: Mercado dos terrenos recupera números pré-pandémicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião