Saúde, vestuário e sapatos são os únicos preços que recuam após invasão da Ucrânia

A maioria dos produtos registou um aumento no preço entre fevereiro e agosto, mas há exceções. Isenção das taxas moderadoras faz recuar índice da saúde.

O custo de vida tem vindo a aumentar, com os preços a disparar já há alguns meses. Ainda assim, há componentes que acabam por registar a tendência inversa e dar algum alívio ao bolso dos portugueses: a saúde, nomeadamente com a redução das taxas moderadoras, e o vestuário e calçado.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, a inflação atingiu os 8,9% em agosto. A contribuir para este valor estão, principalmente, os produtos alimentares e energéticos, sendo que a grande maioria das classes acaba por fazer elevar ainda mais o índice de preços.

Mesmo assim, há exceções. Como o INE nota, “a classe da saúde é a única a apresentar um contributo negativo relevante, em consequência do alargamento dos critérios de isenção das taxas moderadoras ocorrido em junho”. O contributo deste segmento para a variação do índice de preços entre fevereiro e agosto de 2022 foi de -0,268 pontos percentuais.

Já se tinha vindo a registar uma trajetória de redução das taxas moderadoras, sendo que foi dado mais um passo em junho. Desde então, deixaram de ser cobradas, em geral, taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS), existindo apenas a exceção das urgências não referenciadas e das que não resultem em internamento, onde continuará a existir esta taxa.

Além da saúde, existe ainda outra componente com uma variação negativa, ainda que menos expressiva. É a classe de vestuário e calçado, cujo contributo para o índice de preços durante o período da guerra foi de -0,007 pontos percentuais.

Este setor registou uma queda em agosto, tendo mesmo contribuído para a redução da taxa de inflação face ao mês anterior. O índice que mede os preços no vestuário e calçado recuou 7,4% no oitavo mês do ano, o que resulta “do habitual período de descontos de fim de coleção“, como destaca o INE.

Olhando para a evolução dos preços da roupa e sapatos este ano, ainda se registou um salto em fevereiro, mas os preços têm vindo a recuar ao longo do verão. Apesar de uma subida muito ligeira em julho, os preços voltaram a cair em agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saúde, vestuário e sapatos são os únicos preços que recuam após invasão da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião