80% das culturas agrícolas que abastecem a Unilever são 100% sustentáveis

  • Servimedia
  • 9 Setembro 2022

Em Espanha, sob o compromisso da Knorr, a utilização de fertilizantes sintéticos foi consideravelmente reduzida nos mais de 530 hectares de campos de tomate.

80% das culturas agrícolas que abastecem a Unilever são 100% sustentáveis, segundo a empresa, que conseguiu ajudar, proteger e regenerar 0,1 milhões de hectares de terra, florestas e oceanos, mantendo o objetivo de atingir 1,5 milhões até 2030, noticia a Servimedia.

Como ator principal no sistema alimentar mundial, a Unilever está consciente da sua responsabilidade de moldar um sistema alimentar mundial justo para todos. Atualmente, as técnicas utilizadas causam degradação da terra e perda de biodiversidade, ao mesmo tempo que aumentam os custos dos materiais, a escassez da oferta e a volatilidade do mercado.

Neste contexto, a empresa salienta que é fundamental acelerar a transformação da agricultura regenerativa que visa restaurar e regenerar a natureza para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, devolver nutrientes ao solo, reutilizar e reciclar a água, e aumentar as espécies vivas abaixo e acima do solo, o que, por sua vez, melhorará a subsistência e ajudará a salvaguardar o futuro dos alimentos.

Para enfrentar estes desafios, a empresa tem partilhado algumas das ações que está a desenvolver e os projetos em que está a trabalhar a nível global e local. Atualmente, 75% do abastecimento alimentar global da empresa provém de 12 culturas, pelo que os esforços estão a concentrar-se nestas culturas-chave, que também constituem a base dos principais produtos e têm o maior impacto, tais como laticínios, soja e vegetais.

Os países e geografias onde estas culturas são cultivadas estão também a ser priorizados de modo a ter o maior impacto em termos de pegada de carbono na cadeia de abastecimento. Finalmente, a empresa salientou a importância de construir coligações eficazes para financiar a transição para uma agricultura regenerativa e apoiar os agricultores, aumentando assim o seu impacto positivo.

Em Espanha, por exemplo, em relação ao cultivo de tomate, foi alcançada uma redução significativa na utilização de fertilizantes sintéticos em mais de 530 hectares de campos para reduzir as emissões de CO2 e melhorar a saúde do solo através da formação de mais de 25 agricultores através da colaboração da Knorr com o fornecedor de tomate Agraz.

No caso da cultura da soja, está a ser implementado um programa que, uma vez colhida a cultura, mantém as raízes vivas no solo o que melhora significativamente a saúde e biologia do solo, ao mesmo tempo que evita a erosão e o escoamento de fósforo. Como resultado, um terço de toda a soja utilizada nos Estados Unidos para produzir a maionese de Hellmann provém deste projeto, que envolve mais de 360 agricultores em cerca de 126 mil hectares.

Outras iniciativas

A Unilever e a Knorr foram um passo mais longe e estão empenhadas na agricultura regenerativa. A marca anunciou que irá lançar 50 projetos de agricultura regenerativa, que se vão concentrar em ingredientes-chave (vegetais, grãos, especiarias ou ervas aromáticas) para reduzir a sua pegada de carbono. Espera-se que o esquema reduza as emissões de gases com efeito de estufa e o consumo de água em 30%, melhorando ao mesmo tempo a biodiversidade, a saúde do solo e os rendimentos dos agricultores.

Esta iniciativa faz parte do Fundo Unilever Climate&Natureza, um fundo de mil milhões de euros que irá acelerar os trabalhos sobre a natureza e os projetos climáticos. O plano da Knorr contribuirá para o compromisso da Unilever de ajudar a proteger e regenerar 1,5 milhões de hectares de terra, florestas e oceanos até 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

80% das culturas agrícolas que abastecem a Unilever são 100% sustentáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião