Mobilidade: transição ecológica é uma responsabilidade de todospremium

  • Timo Buetefisch
  • 22 Setembro 2022

Em Portugal, muito resta por fazer. Apesar da Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável até 2030 estar em curso desde 2019, ainda pouco ou nada se concretizou.

Está na ordem do dia o tema da transição ecológica. Mas certo é que para acelerar este processo, os agentes da mobilidade não podem fazê-lo sozinhos. Devido à emergência ambiental e climática, mas também perante o congestionamento dos centros urbanos, multiplicam-se as opções de transporte multimodal. Entre elas, a mobilidade partilhada, ou seja, o uso de veículos partilhados, uma tendência que, pouco a pouco, se está a consolidar como uma alternativa sustentável e inteligente ao uso do carro. Recentemente, o primeiro-ministro António Costa afirmou que "as cidades levaram, desde o pós-guerra, 50 anos a adaptarem-se para acomodar o corpo estranho que era o automóvel. Agora, temos muito menos tempo para nos habituarmos a viver sem esse corpo estranho que foi o automóvel". E acrescentou

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Timo Buetefisch
  • CEO do Grupo Cooltra

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.