China à frente da Europa e EUA na produção de hidrogénio

  • Servimedia
  • 26 Setembro 2022

A China está a fabricar sistemas de eletrólise, uma tecnologia chave na produção de hidrogénio verde. A mão-de-obra barata e a tecnologia avançada levam o país a estar à frente da Europa e dos EUA.

A China avançou à frente dos seus principais concorrentes mundiais – Europa e EUA – e está a fabricar sistemas de eletrólise, uma tecnologia chave para a produção de hidrogénio verde, noticia a Servimedia.

Com a mão-de-obra mais barata e uma cadeia de produção e fornecimento mais avançada, as fábricas chinesas são capazes de produzir sistemas de eletrólise um terço mais baratos do que, por exemplo, nos Estados Unidos.

De acordo com um relatório da BloombergNEF, o sistema de eletrólise chinês custaria cerca de 343 dólares por quilowatt, enquanto nos EUA e na Europa custaria 1.200 dólares por quilowatt.

A eletrólise é a tecnologia mais amplamente utilizada e preferida na indústria para a extração de hidrogénio, pois permite a decomposição da água, que é composta por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. Se o processo for levado a cabo utilizando fontes renováveis, não gera emissões prejudiciais.

O hidrogénio é um combustível vital para a descarbonização da indústria e dos transportes. E neste sentido, a China redobrou o seu empenho na sua produção, a fim de chegar a 2025 com um grande desenvolvimento deste combustível e com o objetivo de produzir entre 100 mil e 200 mil toneladas de hidrogénio verde, além de ter 50 mil veículos que utilizam este hidrogénio.

As autoridades chinesas querem estabelecer uma indústria de hidrogénio completa, abrangendo os setores dos transportes, armazenamento de energia e indústria, bem como melhorar significativamente a proporção de hidrogénio verde no consumo de energia do país.

O relatório Bloomberg observa que a China também tinha uma indústria de fabrico de eletrolisadores relativamente maior antes do hidrogénio verde ser tão falado, devido à procura industrial em setores como o fabrico de polissilícios.

Uma das principais empresas chinesas no fabrico de eletrólise e hidrogénio verde é a Sinohy Energy, que em breve passará a chamar-se Hygreen, após a entrada de capital europeu e espanhol, como o fundo Chinalink ESGt, presidido pelo espanhol Javier Romero, que é especializado em investimentos ESG e que também investiu em hidrogénio verde.

Esta empresa já vende, entre outras tecnologias, equipamento de geração de hidrogénio para eletrólise de água alcalina ou geradores de hidrólise por eletrólise. Instalaram a primeira estação eletrolisadora integrada em Datong City, província de Shanxi, para dar hidrogénio a mais de 50 autocarros.

O relatório Bloomberg explica também que mesmo tendo em conta os custos adicionais de transporte e instalação, os sistemas chineses podem ser entregues nos mercados internacionais com um desconto significativo aos fabricantes ocidentais. A Bloomberg espera que a quota da China nas vendas europeias e americanas seja inferior a 30% até 2025.

“Os fabricantes chineses iniciaram a sua marcha para os mercados internacionais. É provável que os produtos de eletrólise de fabrico chinês se tornem populares em todo o mundo durante 2025-30“, conclui o estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China à frente da Europa e EUA na produção de hidrogénio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião