5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 21 Março 2017

A inflação no Reino Unido, a política monetária do Japão, e resultados da Nike e da Sonae Indústria: prepare-se para o dia nos mercados.

Os ministros das Finanças da União Europeia reúnem-se durante a manhã para mais um Ecofin, enquanto se aguardam os resultados da inflação mensal no Reino Unido, que se esperam perigosos. A Nike apresenta resultados, podendo ser uma das poucas empresas a sobreviver incólume à pressão no setor do retalho, e a Sonae Indústria mostra como se saiu em 2016, após resultados promissores nos primeiros nove meses do ano passado. Também haverá mais pormenores sobre a decisão do Banco do Japão de manter a sua política monetária acomodatícia.

A inflação no Reino Unido já assusta?

Desde o referendo que determinou o Brexit que a inflação tem sido um dos grandes bichos papões no Reino Unido. Esta terça-feira, a divulgação da inflação mensal pode confirmar ou adiar esses medos, expressados pelo Banco de Inglaterra na semana passada quando decidiu manter as taxas de juro perante receios de um aumento mais rápido da inflação no país. Os membros do regulador da economia britânica têm-se mostrado divididos sobre a melhor forma de reagir ao crescimento da inflação, que não vai ser acompanhada por um aumento dos salários.

Nike continua a passo de corrida?

Como correu o primeiro trimestre de 2016 à Nike? Os analistas da DA Davidson esperam resultados ainda positivos para a empresa, que não deverá ser afetada pelos recentes golpes na indústria do retalho. O grande trunfo da empresa de bens desportivos? O seu modelo de negócio que permite aos clientes comprarem diretamente à empresa sem passar por intermediários retalhistas, o que a ajuda a sobreviver às dificuldades nesta área que têm penalizado outras grandes marcas nos EUA.

Sonae Indústria apresenta resultados

Nos primeiros nove meses de 2016, a Sonae Indústria reduziu os seus prejuízos, mas continuou a registar perdas de 21,3 milhões, um montante superior aos lucros, que por sua vez também cresceram. Será que o caminho positivo continuou durante o resto do ano? A empresa liderada por Paulo Azevedo revela esta terça-feira os seus resultados do final do ano.

Minutas do Banco do Japão revelam pormenores

Foram dois dias de reuniões e a decisão no final, anunciada na quinta-feira, foi contrária à política seguida pela Reserva Federal norte-americana: o Japão manterá a sua política monetária acomodatícia. As minutas, que serão divulgadas esta terça-feira, vão deixar perceber melhor o que levou a esta decisão, num momento em que a economia japonesa começa a recuperar.

Ministros das Finanças europeus reunidos em Bruxelas

Mário Centeno reúne-se com os seus homólogos da União Europeia, após um dia passado no Eurogrupo, para falar sobre taxas de IVA e para rever aquilo que se passou na reunião do G20 da semana passada, onde estiveram presentes os representantes das maiores economias mundiais. Também se esperam possíveis novidades sobre as perspetivas para a criação de um fundo de defesa europeu. A reunião começa às 9:00 em Bruxelas, com uma conferência de imprensa prevista para a hora do almoço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião