Azambuja quer atribuir seguro de saúde à população

  • ECO Seguros
  • 28 Setembro 2022

Município quer atribuir seguro de saúde à população como medida para garantir acesso a cuidados de saúde primários no privado. Seguradoras já começaram a enviar propostas.

Silvino Lúcio, presidente da Câmara Municipal da Azambuja, recebeu duas propostas de seguradoras, que rondam, “cada uma, os 200 mil euros“, após expressar a intenção de atribuir seguros de saúde à população como forma de garantir acesso a cuidados de saúde básicos.

A publicação O Mirante escreve que o município de Azambuja está a equacionar a atribuição de um seguro de saúde a todos os munícipes para que possam recorrer ao sistema privado, uma vez que, atualmente, 85% da população do concelho não tem médico de família atribuído. Independentemente do valor, estamos a analisar para ver o que vamos fazer”, assegurou Silvino Lúcio.

O vereador Rui Corça disse à mesma publicação que “no concelho não existe oferta de serviços de medicina privados.” E indicou que isto levaria a que os utentes, mesmo beneficiando de um seguro de saúde, tivessem que se deslocar a concelhos vizinhos para serem atendidos. “As pessoas precisam é de um médico ao pé delas. A pouco e pouco, as pessoas têm cada vez mais problemas de saúde e provavelmente algumas irão falecer porque os cuidados primários não existem”, disse o vereador.

Silvino Lúcio defendeu que a atribuição de seguros de saúde à população poderá ser uma solução viável e que já foi adotada por outros municípios, nomeadamente por Porto de Mós. Referiu ainda que existem em Aveiras de Cima e Azambuja clínicas de saúde privadas.

Os utentes que não têm médico de família em Azambuja estão a ser encaminhados para as unidades de saúde de Benavente e Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira. A alteração tem causado indignação entre utentes que têm que fazer deslocações entre 30 a 40 quilómetros sem garantias de que serão atendidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Azambuja quer atribuir seguro de saúde à população

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião