Lula e Bolsonaro já votaram e mostram confiança no resultado

  • Lusa e ECO
  • 2 Outubro 2022

Os dois principais candidatos nas eleições brasileiras já votaram, pouco depois da abertura das urnas. Lula da Silva e Jair Bolsonaro demonstraram confiança no resultado.

No Rio de Janeiro, o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou aos jornalistas que vencerá as eleições presidenciais já na primeira volta que decorre este domingo. “Vai ser já no primeiro turno”, garantiu Bolsonaro depois de questionado pelos jornalistas se iria respeitar o resultado da votação.

O candidato à reeleição chegou vestido com um t-shirt verde e amarela da seleção “canarinha” para votar na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro, pouco depois das 08h50 (12h50).

A expectativa é de vitória hoje. Nesses 45 dias, fui praticamente em todos os estados do Brasil. Ontem, em Joinville, algo nunca visto no Brasil, tanta gente na rua. Eleições limpas, sem problema nenhum”, declarou.

Por seu turno, o candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo em São Bernardo do Campo, cidade que é seu berço político, na região metropolitana de São Paulo, no sufrágio que pode definir sua volta ao poder no Brasil.

“Essa é a eleição mais importante. Estou muito feliz”, disse aos jornalistas. “Há quatro anos eu não pude votar porque eu tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Eu estava detido na polícia federal exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela para eu votar, não levaram. E quatro anos depois, eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser Presidente da República desse país, para tentar fazer esse país voltar à normalidade”, acrescentou.

Líder nas sondagens de intenção de voto, Lula da Silva estava acompanhado do seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, de sua mulher, a socióloga Rosângela da Silva, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad.

Após votar, o candidato do PT beijou o comprovante de votação e deixou a sala.

Com chances de vencer na primeira volta, Lula da Silva tem entre 50% e 51% das intenções de voto, segundo sondagens divulgadas no sábado pelo DataFolha e o Ipec, respetivamente, e é seguido pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, com 36% e 37% das intenções de voto, Ciro Gomes (5% e 5%, nas duas sondagens) e Simone Tebet (6% e 5%).

Ao contrário das eleições anteriores, todas as assembleias de voto abriram às 08h00 de Brasília (12h00 em Lisboa), numa espécie de subordinação de todas as mesas ao fuso horário da capital brasileira.

Os mais de 156 milhões de eleitores poderão votar até às 17h00 de Brasília (21h00 em Lisboa), nas 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Além de Lula da Silva e Bolsonaro, disputam as presidenciais brasileiras os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Caso nenhum dos candidatos presidenciais ultrapasse 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lula e Bolsonaro já votaram e mostram confiança no resultado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião