5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O BCE divulga os dados mais recentes da balança de pagamentos na Zona Euro, enquanto o INE revela os novos valores das taxas de juro do crédito à habitação.

Hoje ficamos a saber como correu o arranque do ano no que toca à balança de pagamentos da Zona Euro. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados mais recentes das taxas de juro do crédito à habitação, enquanto Armando Vara se senta com os deputados para prestar declarações sobre os tempos em que foi administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Nos Estados Unidos, são revelados novos dados sobre a evolução do mercado imobiliário e são divulgados os valores das reservas de petróleo.

BCE divulga balança de pagamentos

O Banco Central Europeu (BCE) divulga, esta manhã, os dados mais recentes da balança de pagamentos mensal da Zona Euro, relativos a janeiro. A região fechou o ano passado com um excedente de 364,7 mil milhões de euros na balança de pagamentos, um aumento de 14% face aos valores registados em 2015. O regulador vai agora revelar o desempenho da Zona Euro no arranque deste ano. Também esta manhã, vai ter lugar em Frankfurt uma reunião de política não monetária do conselho de governadores do BCE.

E INE divulga juros no crédito à habitação

Ainda no campo das estatísticas, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga as taxas de juro implícitas do crédito à habitação, relativas a fevereiro, numa altura em que a tendência tem sido de queda. Em janeiro, a taxa de juro situou-se nos 1,025%, uma queda de 0,003 pontos percentuais face a dezembro de 2016. A redução justifica-se com a evolução da Euribor.

Comissão de inquérito à CGD está de volta

Está de volta a Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e à Gestão do Banco. Desta vez, vai ser ouvido Armando Vara, na qualidade de ex-administrador do banco público, depois de Álvaro Nascimento. A audição começa às 17h45, no Parlamento.

Mais aumentos nas reservas de petróleo?

O departamento de energia norte-americano divulga os valores semanais das reservas de petróleo bruto relativos a março. Isto numa altura em que o petróleo tem estado a desvalorizar, pressionado, precisamente, pela resistência dos Estados Unidos em cortar a produção, o que tem agravado o excesso de oferta.

Como evolui o imobiliário norte-americano

Do outro lado do Atlântico, as autoridades norte-americanas dão novas pistas sobre a evolução do mercado imobiliário. Vai ser divulgado o índice do preço de habitação relativo a janeiro, bem como o índice de venda de residências existentes, relativo a fevereiro. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam uma desaceleração do setor nestes períodos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião