Um exercício de pulverização orçamentalpremium

As medidas do Governo para 2023, mesmo que na globalidade não tenham grande impacto orçamental, vão chegar a quase todos os portugueses. Mas a consolidação orçamental é bem-vinda.

Três horas. Foi quanto durou a conferência de imprensadurante a qual o ministro das Finanças desfilou o conjunto de medidas que constituem a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023). Como também foi notado pela imprensa, no último mês e meio, entre os apoios anunciados em Setembro e agora o OE2023, o ministro das Finanças tem quase monopolizado o espaço mediático. Os consultores de media do Governo estão de parabéns. Para além de terem colocado o ministro a repetir-se, parecendo, no entanto, que diz sempre coisas novas, os consultores e o ministro têm sido eficazes a comunicar o alcance das medidas (mesmo que o alcance de algumas medidas seja próximo de nulo). O Governo tem usado e abusado da comunicação para tentar amplificar o impacto orçamental das medidas anunciadas.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.