Governo quer antecipar subida de nível remuneratório dos técnicos superiores

O Governo propôs aos sindicatos da FP acelerar a subida de mais um nível remuneratório para técnicos superiores. A progressão será feita em dois anos, em vez de quatro como estava prevista.

O Governo propôs esta sexta-feira aos sindicatos da Função Pública acelerar a subida de mais um nível remuneratório para alguns técnicos superiores. A progressão estava prevista ocorrer ao longo da legislatura, ou seja quatro anos, mas agora irá acontecer em dois anos.

“O Governo hoje apresentou a proposta de podermos acelerar essa progressão passando de uma progressão que estava prevista para quatro anos para toda a legislatura para dois anos“, revelou a ministra da Presidência, quando questionada pelos jornalistas sobre a renumeração dos técnicos superiores. “Não fixámos ainda nenhum limite para a atualização deste ano e para as do próximo ano“, sinalizou, em declarações transmitidas pela RTP3.

Esta indicação já tinha sido sinalizada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) no final da reunião desta sexta-feira com o Executivo. Na sexta-feira, a secretária de Estado da Administração Pública tinha adiantado que alguns técnicos superiores, nomeadamente os da terceira e quarta posições da tabela remuneratória, poderiam ter um aumento de 104 euros já no próximo ano (ou seja, um aumento de dois níveis). O STE propôs que fossem abrangidos por este salto os trabalhadores do terceiro ao oitavo nível.

A ministra sinalizou ainda que esta “foi uma aproximação muito significativa” às reivindicações dos sindicatos. “Para dar um exemplo quando olhamos para a terceira posição técnica superiores o conjunto da atualização salarial anual e da proposta que fazemos permite um aumento salarial para todas as pessoas que estão naquela situação de 7,3%”, sublinhou.

Por fim, Mariana Vieira da Silva destacou que o “Governo tem procurado dar sinais e fazer as aproximações que considera serem relevantes”, dando como exemplo a subida do subsídio de alimentação para 5,20 euros, bem como a os aumentos entre 2% a 8% para os funcionários públicos no próximo ano que têm como objetivo assegurar “justiça social”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer antecipar subida de nível remuneratório dos técnicos superiores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião