O sistema de preços e a política orçamentalpremium

Políticas monetária e orçamental mais apertadas terão inevitavelmente custos económicos reais. Cabe à política orçamental ajudar a amortecer o impacto sobre os mais vulneráveis.

Numa entrevista que dei recentemente ao semanário Sol, caracterizei o OE 2023 como sendo uma peça que o Professor Vítor Gastar, enquanto diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, não enjeitaria. Com isto quis dizer que e OE segue aquelas que me parecem ser as duas recomendações macroeconómicas fundamentais do FMI: criar uma “almofada” orçamental para um futuro muito incerto e onde o “pior está para vir”; manter a política orçamental alinhada com o esforço do Banco Central para reprimir a inflação. Mas o mesmo não se poderá dizer quando analisamos as intervenções microeconómicas propostas no OE. O FMI recomenda em diversos textos que as políticas dirigidas aos impactos específicos dos preços da energia e alimentação devem incidir em transferências de rendimento para os mais

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.