Estado emite 750 milhões a 11 meses acima de 2%

O preço pago por Portugal para emitir dívida a 11 meses compara com a taxa de -0,314% que pagou em maio por uma emissão equivalente para se financiar em 800 milhões de euros.

O Estado voltou ao mercado de dívida esta quarta-feira através da emissão de 750 milhões de euros de Bilhetes do Tesouro a 11 meses pelo preço de 2,1%. O preço pago hoje pela República compara com a taxa de -0,314% que obteve num leilão a 22 de maio de Bilhetes do Tesouro com a mesma maturidade, que resultou no financiamento de 800 milhões de euros.

O leilão do IGCP realizado esta manhã contou com uma procura 1,74 vezes acima da oferta e tinha um montante indicativo entre 500 milhões e EUR 750 milhões de euros. A linha que serviu para o Estado se financiar hoje em 800 milhões de euros tem atualmente um saldo-vivo de 1.597 milhões de euros.

O preço pago pelo Tesouro para se financiar a 11 meses ficou acima da yield que estão atualmente as obrigações do Tesouro a dois anos (1,98%) e ligeiramente abaixo da yield média de 2,2% que estão a negociar as obrigações do Tesouro a três anos.

Atualmente, curva de rendimentos de Portugal está a registar ligeiras subidas em todas as maturidades. As obrigações do Tesouro que estão a ser mais pressionadas esta manhã são os títulos com maturidade a cinco anos, que estão a transacionar com uma yield média de 2,7%, registado atualmente um aumento de 5,8 pontos base.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado emite 750 milhões a 11 meses acima de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião