Gás pela primeira vez abaixo do teto do mecanismo ibérico

  • Lusa
  • 20 Outubro 2022

A descida do preço do gás nas últimas semanas deixou sem efeito para esta quinta-feira a aplicação do mecanismo ibérico.

O mecanismo ibérico para reduzir o preço da eletricidade no mercado grossista está esta quinta-feira sem aplicação, pela primeira vez desde a sua criação, dado que o preço do gás está abaixo do teto de 40 euros por megawatt-hora (MWh).

De acordo com a página do Mercado Ibérico de Gás (Mibgas), o preço do gás natural fixou-se hoje em 31,8 euros/MWh, abaixo dos 40 euros/MWh, que os governos português e espanhol estabeleceram como limite máximo a pagar por aquela matéria-prima para produção de eletricidade.

A descida do preço do gás nas últimas semanas, que caiu quase 86% desde o dia 31 de agosto, deixou sem efeito para esta quinta-feira a aplicação do mecanismo ibérico, aprovado há quatro meses pelos dois países.

A 31 de agosto, o gás no Mibgas registou um preço ‘recorde’ de 230,4 euros/MWh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás pela primeira vez abaixo do teto do mecanismo ibérico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião