Fórum Empresarial Espanha-Saudi reforça laços empresariais entre os países
A Arábia Saudita e Espanha realizaram, esta quinta-feira, o Fórum Empresarial Espanha-Saudi, em Espanha. O evento visa estreitar laços entre o tecido empresarial de ambos os países.
A Câmara de Comércio Espanhola acolheu, esta quinta-feira, o Fórum Empresarial Espanhol-Saudi como um ponto de encontro onde as empresas espanholas puderam conhecer as prioridades e oportunidades oferecidas pelo Reino, noticia a Servimedia.
O evento surge num contexto em que a Visão 2030 do Governo Saudita está a orientar a diversificação da economia e em que vários megaprojetos de infraestruturas estão a ser promovidos.
O fórum girou em torno de duas mesas redondas sobre ‘infraestruturas e água’ e ‘turismo’, alguns dos setores em que as empresas espanholas têm mais oportunidades de crescimento e internacionalização quando investem no mercado saudita.
Entre os objetivos estabelecidos pelo Vision 2030 está o de aumentar o investimento direto estrangeiro de 3,8% para 5,7% do PIB e aumentar a contribuição do setor privado de 40% para 65% do PIB. Representantes de Acciona Agua, Aqualia e Grupo Meliá ligados à Arábia Saudita ou EMEA foram alguns dos oradores que partilharam a sua experiência e visão durante o debate.
Segundo Marta Blanco, presidente da CEOE Internacional, “em apenas alguns anos, a Arábia Saudita tornou-se a economia mais importante do Golfo. A sua liderança no comércio de hidrocarbonetos, diversificação e expansão do setor privado, digitalização e turismo são um facto. Do setor empresarial espanhol, estamos empenhados na internacionalização e encontramos na Arábia Saudita um parceiro perfeito com o qual podemos gerar sinergias e oportunidades”.
O ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, encerrou o fórum juntamente com o ministro da Economia e Planeamento do Reino da Arábia Saudita, Faisal Alibrahim. Ambos concordaram que a experiência espanhola, em muitas áreas, – da construção ao turismo, incluindo a indústria e o ambiente-, é uma oportunidade para estabelecer alianças que aproximarão o Reino dos objetivos da Visão 2030.
Faisal Alibrahim salientou que “Espanha é um parceiro internacional fundamental no processo de transformação em que o Reino da Arábia Saudita está imerso no âmbito da Visão 2030, pelo que procuramos aprofundar as relações bilaterais que tradicionalmente temos mantido para continuar a proporcionar um futuro seguro e próspero para todos”.
Por sua vez, a ministra Reyes Maroto salientou: “Precisamos de fóruns como este para encontrar interesses comuns e reforçar os atrativos das nossas economias. As empresas espanholas que se estabelecem na Arábia Saudita fazem-no com vista à permanência, por um compromisso com o desenvolvimento do país e para gerar emprego local”.
Apesar dos efeitos globais da pandemia, o comércio bilateral entre a Espanha e a Arábia Saudita recuperou rapidamente. Nos 12 meses entre 2020 e 2021, o comércio bilateral cresceu em 3,8 mil milhões de riyals sauditas (cerca de mil milhões de euros) para 20,3 mil milhões de riyals (cerca de 5,5 mil milhões de euros), de acordo com os últimos dados da Autoridade Geral de Estatística Saudita (Gastat).
Em 2021, as exportações sauditas para Espanha atingiram um valor de 11,4 mil milhões de riyals (cerca de 3,1 mil milhões de euros), enquanto que as importações espanholas para a Arábia Saudita foram avaliadas em 8,9 mil milhões de riyals (2,4 mil milhões de euros). Os dois países estão a trabalhar em conjunto em várias iniciativas para fomentar o crescimento económico.
Comité Conjunto
No âmbito da visita oficial que uma delegação institucional e empresarial liderada por Faisal Alibrahim está a efetuar a Espanha, de 19 a 21 de Outubro, os governos dos dois países realizaram também a Comissão Mista Espanha-Saudi para reforçar as suas relações bilaterais.
Este comité, que visa reforçar e promover a colaboração e cooperação em todos os setores em ambos os países, foi criado em 2007 e a última reunião teve lugar em Riade em 2018. Nessa reunião estiveram presentes representantes de até 10 ministérios do Reino e outras instituições como a Autoridade Geral do Comércio Externo ou a Autoridade Saudita de Desenvolvimento das Exportações, entre outros. Do lado espanhol, a reunião foi presidida pelo Ministro Reyes Maroto e contou com a presença de Xiana Méndez, Secretária de Estado do Comércio.
Desta vez, durante a visita oficial de três dias, figuras-chave do governo saudita e do setor privado estão a realizar um intenso calendário de reuniões com vários ministros e empresas espanholas com presença em ambos os mercados, tais como a Indra e a Airbus. Outras reuniões programadas incluem a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), ICEX e o Elcano Royal Institute, um organismo de política internacional líder.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fórum Empresarial Espanha-Saudi reforça laços empresariais entre os países
{{ noCommentsLabel }}