CEO da Servihabitat apela a jurisdição estável em habitação
Na sessão 'Real Estate in a Consumer Society', Iheb Nafaa, CEO da Servihabitat, apelou a um consenso político para estabelecer um quadro jurídico estável em matéria de habitação.
A necessidade de acelerar a colaboração público-privada, de garantir um quadro legal estável a longo prazo e de expandir a oferta de habitação são alguns dos desafios colocados pelos principais gestores de património que assistiram à sessão ‘Real Estate in a Consumer Society‘ no The District show, noticia a Servimedia.
O CEO da Servihabitat, Iheb Nafaa, salientou que “a fim de garantir o acesso à habitação, que é atualmente um problema no nosso país, todos temos de procurar fórmulas eficazes que tornem o mercado mais dinâmico e alinhem os objetivos entre atores públicos e privados”.
Neste sentido, salientou que “a regulação dos preços de aluguer já foi demonstrada em diferentes iniciativas europeias e locais não como sendo uma forma eficaz, mas sim como tendo o efeito contrário, gerando um aumento da pressão sobre os preços”.
No que diz respeito ao quadro jurídico, voltou a exigir que o mais importante é ter uma regulamentação estável e salientou que “para que isto aconteça, é necessário um consenso entre os diferentes partidos políticos, tanto a nível regional como estatal”.
Iheb Nafaa destacou, também, a resiliência que o setor imobiliário continua a demonstrar: “O ritmo das vendas e os atuais baixos rácios de incumprimento são alguns dos indicadores que confirmam a força do nosso setor, que, num ambiente inflacionista, é reforçado como um porto seguro”.
A aplicação dos critérios do ESG foi outro dos aspetos chave da apresentação. A certificação de casas com critérios ambientais, iniciativas sociais como o cancelamento de rendas para mais de 5 mil rendas durante o covid-19 e serviços de apoio para mais de 10 mil famílias vulneráveis em termos de habitação social, e avanços na governação empresarial são algumas das ações levadas a cabo pela Servihabitat no domínio da sustentabilidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CEO da Servihabitat apela a jurisdição estável em habitação
{{ noCommentsLabel }}