LaLiga cresce mais do que a Premier League na distribuição audiovisual
Desde a temporada 16/17 até agora, a LaLiga teve um crescimento na distribuição audiovisual acima dos 15%. Este aumento faz com que tenha ultrapassado os números da Premier League.
A LaLiga registou um crescimento significativo de 15,15% na distribuição de direitos audiovisuais desde a temporada 16/17 até à 21/22, acima mesmo da Premier League, de acordo com o ‘Marca’, noticia a Servimedia.
A competição nacional passou de distribuir um total de 1.390 milhões de euros há seis anos para 1.601 milhões de euros na época de 21/22. No que diz respeito ao campeonato inglês, a Premier League passou de £2.398,5 milhões em 16/17 para £2.536,9 milhões em 21/22, uma diferença que em euros seria equivalente a 158,1 milhões, e que reflete um crescimento de 5,77%, ou seja, uma diferença de 9,38 pontos percentuais a favor de LaLiga.
Os números revelam a atratividade da competição espanhola como um valor crescente, uma vez que está a crescer a um ritmo muito superior ao da Premier League a este respeito, e que quebra a perceção geral do poder económico da liga inglesa em relação a outras competições continentais, como a espanhola.
O relatório do jornal ‘Marca’ explica ainda que a diferença entre o que os clubes da Premier League e LaLiga ganham pelos seus direitos se deve às diferenças entre os dois mercados, com uma maior penetração de subscrições pagas no caso britânico, bem como a uma população maior, que também goza de um rendimento per capita mais elevado.
Esta tendência é, também, justificada pelos modelos de negócio antagónicos dos dois concursos. Neste sentido, os clubes da Premier League podem fazer transferências com prejuízo, enquanto que em LaLiga prevalece o modelo de controlo económico, permitindo assim a sustentabilidade dos clubes através de contas saudáveis.
Neste sentido, entre os clubes que ganharam mais dinheiro com direitos de transmissão na época passada, o Real Madrid está na 7ª posição com 160,8 milhões de euros e o Barça na 8ª posição com 160,1 milhões de euros, num ranking liderado pelo Manchester City, que ganhou 176 milhões de euros.
Por seu lado, o Atlético de Madrid está em 15º lugar no ranking, com 130,3 milhões de euros, ultrapassando outros clubes europeus históricos como o Bayern de Munique, em 16º lugar com 90 milhões de euros, ou o PSG em 21º lugar, que apesar das suas novas contratações e renovações de números estratosféricos, só conseguiu ganhar 58,3 milhões de euros na época 21/22.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LaLiga cresce mais do que a Premier League na distribuição audiovisual
{{ noCommentsLabel }}