Rishi Sunak assume candidatura a primeiro-ministro para “consertar a economia”

O antigo ministro das Finanças de Boris Jonhson anunciou formalmente a candidatura no Twitter. Antigo primeiro-ministro pode juntar-se à corrida.

Rishi Sunak anunciou formalmente a sua candidatura à liderança do Partido Conservador, na manhã de domingo. O antigo ministro das Finanças de Boris Jonhson tem o apoio declarado do maior número de deputados.

“O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise económica. A escolha que o nosso partido fizer agora vai decidir se a próxima geração do povo britânico terá mais oportunidades que a anterior. É por isso que me candidato a ser o vosso próximo primeiro-ministro e líder do Partido Conservador”, afirmou Rishi Sunak, numa publicação no Twitter. “Quero consertar a nossa economia” e “unir o partido”, acrescentou.

Rishi Sunak, que perdeu para Elizabeth Truss a última eleição para a liderança dos Tories, é o segundo candidato a assumir a candidatura, depois de Penny Mordaunt, porta-voz do Governo na Câmara dos Comuns. Boris Johnson, que regressou sábado das férias nas Caraíbas e já esteve reunido com Sunak, também poderá juntar-se à corrida.

Segundo o The Guardian, o antigo ministro das Finanças tem o apoio de 126 deputados. “Servi como chanceler, ajudando a conduzir a economia através de tempos difíceis. Os desafios que enfrentamos agora são ainda maiores. Mas as oportunidades — se fizermos a escolha certa — são fenomenais”, escreveu também Sunak no Twitter.

Elizabeth Truss anunciou a demissão na quinta-feira passada, após apenas 44 dias como primeira-ministra, depois de ter sido forçada a reverter boa parte do programa de estímulo fiscal que a elegeu, devido à forte instabilidade nos mercados por ele provocada, com a queda da libra e a subida dos juros das obrigações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rishi Sunak assume candidatura a primeiro-ministro para “consertar a economia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião