João Cotrim Figueiredo deixa liderança da Iniciativa Liberal. “Estratégia para crescer deve ser diferente”

O atual presidente da Iniciativa Liberal não será candidato ao cargo na próxima Convenção do partido, que se realiza em dezembro. Partido quer dar "oportunidade a uma nova liderança".

O atual presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, não será candidato ao cargo na próxima Convenção do partido, que se realiza em dezembro, informou o partido em comunicado. O mandato, que renovou em 2021, só terminava no próximo ano. “A estratégia para que o partido continue a crescer deve ser diferente daquela que o fez crescer de forma significativa até agora“, escreveu Cotrim no Twitter.

A Comissão Executiva da Iniciativa Liberal solicitou ao Conselho Nacional que marque “eleições para a Comissão Executiva na próxima Convenção Nacional, com o objetivo de se proceder ao alinhamento dos mandatos de todos os órgãos estatutários, contribuindo assim para a eficácia da ação política do partido e para a renovação da moção de estratégia global face ao quadro político saído das últimas eleições legislativas”, informa o partido.

João Cotrim Figueiredo comunicou que não será novamente candidato à liderança do partido, dando a oportunidade a uma nova liderança de estar em funções com suficiente antecedência em relação aos próximos atos eleitorais, que terão lugar já a partir do segundo semestre de 2023″, acrescenta.

O partido, que diz ter seis mil membros, vai realizar em dezembro a VII Convenção Nacional, onde será eleita a nova Comissão Executiva do partido e aprovada a moção de estratégia global para os próximos dois anos.

A Iniciativa Liberal sublinha que o atual presidente, que fará três anos no cargo, sai “após ter tido um excelente resultado nas últimas eleições legislativas e após surgir nas sondagens como o líder político mais bem avaliado do país”. “O seu contributo para a consolidação e afirmação do projeto liberal em Portugal é inestimável”, acrescenta. Cotrim Figueiredo irá manter-se disponível para reforçar o projeto político do partido naquilo que a nova liderança entenda ser útil, diz também.

João Cotrim Figueiredo assumiu a presidência da Iniciativa Liberal em dezembro de 2019, depois de ter sido eleito deputado em outubro 2019. Em dezembro de 2021 foi reeleito para um novo mandato de dois à frente do partido, que conseguiu 4,98% dos votos nas últimas legislativas.

(notícia atualizada às 16h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Cotrim Figueiredo deixa liderança da Iniciativa Liberal. “Estratégia para crescer deve ser diferente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião