Maior cabo submarino de fibra chega a Barcelona

  • Servimedia
  • 24 Outubro 2022

Barcelona acaba de receber o 2Africa, o maior cabo submarino de fibra ótica alguma vez implantado. Este é o primeiro de 8 cabos a aterrar na Estação de Aterragem de Cabos de Barcelona.

Como parte do consórcio 2Africa, a Meta acaba de anunciar a chegada do cabo submarino 2Africa a Espanha. O consórcio associou-se à AFR-IX telecom para realizar a ligação na Estação de Aterragem do Cabo de Barcelona, localizada em Sant Adrià de Besòs, a leste de Barcelona, noticia a Servimedia.

Com 45 mil quilómetros, este vai ser o maior cabo submarino de fibra ótica, com capacidade para servir as comunidades que dependem da Internet para fornecer serviços. “Todos experimentarão os benefícios económicos e sociais que advêm desta maior conectividade”, disse a empresa.

Irene Cano, diretora da Meta em Espanha e Portugal, afirmou: “Os cabos submarinos lançam as bases para uma Internet global, ligando pessoas e continentes, e são suscetíveis de desempenhar um papel importante no desenvolvimento contínuo da Europa. O 2Africa será o cabo submarino mais longo alguma vez implantado e servirá as comunidades que dependem da Internet para serviços como a educação, os cuidados de saúde e as empresas”.

“Estamos encantados por iniciar as operações na nossa estação com o 2Africa, um dos maiores sistemas de cabos submarinos. A escolha deste local é uma prova das vantagens competitivas de Barcelona como ponto-chave de desembarque no Mediterrâneo“, disse, por sua vez, Norman Albi, CEO da AFR-IX telecom.

Anunciado em Maio de 2020, o cabo submarino 2Africa foi concebido para fornecer conectividade internacional a aproximadamente 3 mil milhões de pessoas, o que representa 36% da população mundial, tendo como objetivo ligar três continentes: África, Europa e Ásia.

A chegada deste cabo marca o lançamento da Estação de Aterragem do Cabo de Barcelona, uma iniciativa da AFR-IX telecom, uma empresa de telecomunicações que investiu 10 milhões de euros na construção desta infra-estrutura. Esta estação tem capacidade para acomodar até 8 cabos de fibra ótica submarinos no prazo de 10 anos.

Em 2024, a infra-estrutura irá receber o Medusa, um cabo submarino de fibra ótica, também promovido pela AFR-IX telecom, que será o mais longo do Mediterrâneo (8.700 km).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior cabo submarino de fibra chega a Barcelona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião