Damm tem maior extensão de painéis solares na Península Ibérica

  • Servimedia
  • 26 Outubro 2022

A cervejaria Damm tem a maior extensão de painéis fotovoltaicos da Península Ibérica. A empresa tem agora 32.182 metros quadrados de painéis solares instalados.

A empresa Damm aumentou a sua capacidade de autoconsumo de energia com a ampliação das instalações fotovoltaicas em várias das suas instalações. A empresa instalou agora 32.182 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, o que a tornou no grupo cervejeiro da Península Ibérica com a maior área de energia solar autoproduzida, noticia a Servimedia.

A ampliação das instalações fotovoltaicas em vários dos seus centros permite à empresa autoproduzir 7,1 GWh de energia limpa por ano. Além disso, Damm pretende expandir o seu parque fotovoltaico com o lançamento de uma segunda fase do plano de ampliação das instalações fotovoltaicas em vários centros da empresa.

O novo projeto, com um investimento de 3,6 milhões de euros, prevê a instalação de 23.500 metros quadrados de painéis solares durante o próximo ano na fábrica de El Prat de Llobregat, Moravia, Murcia, Málaga e na ZAL de Barcelona.

A empresa salientou que está firmemente empenhada em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030. Nos últimos anos, a Damm optou por um modelo energético que promove a autossuficiência energética, o que lhe permite produzir 60% da eletricidade que consome na sua atividade a partir de fontes de energia verde certificadas.

“Completar com sucesso a transição energética para modelos mais sustentáveis é uma prioridade em Damm. Há décadas que trabalhamos na evolução das nossas fontes de energia para fontes renováveis que nos permitem minimizar o nosso impacto ambiental e, ao mesmo tempo, ser capazes de gerar energia limpa para o nosso próprio consumo”, disse Juan Antonio López Abadía, diretor de Energia e Otimização Ambiental de Damm.

Energia eficiente

A sustentabilidade tem sido uma das pedras angulares da atividade da Damm desde as suas origens. Com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais nas suas fábricas e aumentar a eficiência energética, a empresa está também empenhada na utilização de outras fontes de energia renováveis nos seus processos de produção baseados em energias renováveis tais como a cogeração e a trigeração a partir de biogás.

O conjunto de medidas promovido nos últimos anos com o objetivo de se tornar uma empresa energeticamente eficiente permitiu à Damm reduzir a energia utilizada na produção de cada hectolitro de cerveja em 45% durante a última década.

Além disso, entre os últimos marcos em termos de sustentabilidade ambiental alcançados pela empresa está a adesão à RE100, a iniciativa global liderada pelo Climate Group e associada ao CDP, que mostra o empenho das empresas líderes mundiais na utilização de energia 100% renovável. Em Abril de 2022, a Damm tornou-se a primeira empresa cervejeira em Espanha a obter o certificado RE100.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Damm tem maior extensão de painéis solares na Península Ibérica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião