Deixem o BCE trabalharpremium

Tirar o travão cedo de mais pode ter consequências mais pesadas do que deixá-lo pressionado um pouco além do necessário.

"Devemos encarar sem dramatismo a situação que estamos a viver”, disse António Costa, na segunda-feira, quando questionado sobre a subida das taxas de juro do crédito à habitação. Três dias depois, no debate do Orçamento do Estado, o primeiro-ministro dramatizou a situação: "Sucessivas subidas da taxa de juro não contribuem para o controlo da inflação, contribuem para aumentar o risco de recessão das economias europeias". Sendo certo que uma recessão levará a um aumento do desemprego, que por sua vez impossibilitará muitas famílias de pagar o crédito, é difícil dramatizar uma coisa e ao mesmo tempo aligeirar a outra. Há, ainda assim, um racional, um deles sobretudo político, para as duas posições de António Costa. Banco de Portugal, Governo e os próprios bancos têm desvalorizado o impacto

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.