Três grandes faturam 156 milhões na Liga dos Campeões

FC Porto, Benfica e Sporting enchem os cofres com participação na Champions e arrecadam 156M€. Águias e dragões podem continuar a somar. Leões passam para a Liga Europa. Confira aqui as contas.

Está concluída a fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23. FC Porto e Benfica terminam os respetivos grupos em primeiro lugar e passam à ronda seguinte. Sporting cai para a Liga Europa ao não conseguir melhor que o terceiro posto no grupo D. À grande prestação desportiva de “águias” e “dragões” juntam-se as dezenas de milhões de euros ganhos na prova milionária até ao momento.

Depois de ter goleado o Maccabi Haifa por 6-1 no último jogo do grupo H, o Benfica fechou as contas da sua participação na liga milionária até agora em cerca de 61 milhões de euros. Desse valor, cerca de 13 milhões de euros resultam das quatro vitórias e dois empates conseguidos na fase de grupos, ao qual se somam 9,6 milhões de euros como prémio de apuramento para os oitavos de final. Antes, só por terem entrado na competição, os encarnados já tinham amealhado 38,38 milhões de euros.

O FC Porto teve receita semelhante aos encarnados, a rondar os 60 milhões de euros. Às quatro vitórias (11,2 milhões de euros) no grupo B, junta-se também o prémio de apuramento para a fase seguinte (9,6 milhões de euros). Por terem entrado na Liga dos Campeões, os dragões já tinham recebido 39,51 milhões de euros.

Aos cofres de Alvalade chegaram menos milhões, depois de o Sporting ter falhado o apuramento para os oitavos de final da prova ao permitir a reviravolta no último jogo do grupo frente ao Eintracht Frankfurt em que os leões perderam por 2-1. Os 34,67 milhões de euros ganhos pelo Sporting resultam do prémio de participação na Champions (28,14 milhões de euros), valor ao qual se somam 6,53 milhões de euros das duas vitórias e um empate na fase de grupos.

Depois de terminados os jogos dos grupos, FC Porto e Benfica aguardam pelo sorteio dos oitavos de final agendado para o dia 7 de novembro. Os “leões” vão disputar o play off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três grandes faturam 156 milhões na Liga dos Campeões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião