ONU vota por esmagadora maioria para condenar embargo dos EUA a Cuba

  • Lusa
  • 3 Novembro 2022

185 dos 193 Estados-membros posicionaram-se contra o isolamento da nação das Caraíbas.

A Assembleia-Geral da ONU condenou esta quinta-feira, por esmagadora maioria, o embargo económico dos Estados Unidos a Cuba pelo 30.º ano, com 185 dos 193 Estados-membros a posicionarem-se contra o isolamento da nação caribenha.

A votação da resolução da Assembleia-Geral apelando ao fim do embargo cubano teve apoio de 185 países, oposição dos Estados Unidos e de Israel, e abstenção do Brasil e da Ucrânia. O Governo de Joe Biden deu assim seguimento à linha do ex-presidente Donald Trump, recusando-se a retornar à abstenção adotada pela administração de Barack Obama, em 2016.

Antes da votação, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, disse que, desde 2019, o Governo norte-americano “escalou o cerco em torno” do seu país, “levando-o a uma dimensão ainda mais cruel e humana, com o objetivo de infligir deliberadamente o maior dano possível às famílias cubanas”.

Durante os primeiros 14 meses do Governo Biden, os danos à economia cubana foram estimados em 6,35 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros), o equivalente a mais de 15 milhões de dólares (15,3 milhões de euros) por dia, disse Rodriguez. A votação hoje registada – de 185 votos a favor e dois contra –foi semelhante à de anos anteriores.

A votação da Assembleia-Geral em novembro de 2019 registou 187 votos contra três, com os Estados Unidos, Israel e Brasil a votar “não” e Colômbia e Ucrânia a absterem-se. Já em junho de 2021, a votação – adiada em 2020 devido à pandemia –ficou em 184 contra dois, com os Estados Unidos e Israel a posicionarem-se pelo “não” e o Brasil, Colômbia e Ucrânia pela abstenção.

As resoluções da Assembleia-Geral não são juridicamente vinculativas, mas refletem a opinião mundial e a votação deu a Cuba um palco internacional para colocar em evidência o isolamento norte-americano face aos seus esforços de décadas para isolar a nação insular caribenha.

O embargo foi imposto em 1960 após a revolução liderada por Fidel Castro e a nacionalização de propriedades pertencentes a cidadãos e empresas norte-americanas. Dois anos depois foi reforçada. Em junho de 2016, o então Presidente cubano Raúl Castro e o presidente Barack Obama restabeleceram oficialmente as relações e, naquele ano, os Estados Unidos abstiveram-se na resolução que pedia o fim do embargo pela primeira vez.

Mas o sucessor de Obama, Donald Trump, criticou duramente o histórico de direitos humanos de Cuba e, em 2017, os Estados Unidos votaram novamente contra a resolução. Após a votação de hoje, a delegação da União Europeia junto da ONU destacou a unidade dos seus Estados-membros “pedindo o levantamento do embargo contra Cuba”.

“A mudança positiva em Cuba é mais bem conseguida por um envolvimento mais próximo em todos os níveis. Cooperação internacional, diálogo e envolvimento crítico são o caminho a seguir”, escreveu a delegação europeia na rede social Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ONU vota por esmagadora maioria para condenar embargo dos EUA a Cuba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião