Cinco países da FIP afetados pelo Torneio Mundial de Padel
Alguns meios de comunicação criticaram o convite de "última hora" para a equipa masculina do Qatar para o Torneio Mundial de Padel, que se realiza esta semana no Dubai.
A inclusão do Qatar no quadro formado pela França, Paraguai, México e Egipto forçou estas quatro equipas a jogar mais uma partida no Dubai, apesar do desgaste que isto pode significar para as duas primeiras equipas do grupo. Vários meios de comunicação criticaram o convite de “última hora” e consideram que houve favorecimento no tratamento que o presidente da Federação Internacional (FIP), Luigi Carraro, deu ao Qatari (QTF), liderado por Nasser al-Khelaïfi, noticia a Servimedia.
A revista “Padel Magazine” descreveu como “cruel” a ausência de países como a Suécia, por exemplo, que, apesar de ter dois jogadores como Daniel Windhal (57) e Simon Vasquez (132) à frente do melhor Qatari no ranking do FIP, não foram convidados a jogar no torneio.
Toda a situação gerou controvérsia, cuja origem remonta ao anúncio da mudança de local do Campeonato Mundial de Nações do FIP, uma vez que devido à “força maior” que impediu a Federação do Qatar (QTF) de organizar o evento nas datas previstas, a FIP transferiu o evento de Doha para o Dubai. Como resultado, a equipa do Qatar foi inicialmente substituída no sorteio masculino pelos novos anfitriões, a equipa dos EAU.
Insatisfeitos com a exclusão do torneio, a QTF contestou a decisão da IFJ por se sentirem lesados por não terem podido competir nas rondas preliminares de qualificação. Face a esta queixa, e apesar das disposições dos seus próprios estatutos, o IFJ decidiu abrir uma exceção e expandir os 16 países que devem participar num Campeonato do Mundo para 17 (com a inclusão dos EAU anfitriões no Campeonato do Mundo de Futebol Feminino).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cinco países da FIP afetados pelo Torneio Mundial de Padel
{{ noCommentsLabel }}