Distribuição diz que preços nos supermercados “ainda têm espaço para aumentar”

  • ECO
  • 7 Novembro 2022

APED alerta que os preços nos supermercados vão continuar a subir, sinalizando que enquanto não se conseguir “resolver a questão energética, a cadeia de valor continuará pressionada”.

O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) alerta que os preços dos alimentos nos supermercados vão continuar a subir. Em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1, Gonçalo Lobo Xavier pede ainda o fim da taxa de segurança alimentar, que tem um custo de cerca de 40 milhões de euros anuais.

Os preços ainda têm espaço para aumentar, porque o aumento dos custos dos fatores de produção não acabou e está longe de acabar” avisa o diretor-geral da APED, sinalizando que, “enquanto não conseguirmos resolver a questão energética, a cadeia de valor continuará pressionada. Ainda assim, o responsável reitera que estes aumentos não estão a ser passados “na mesma proporção” para os consumidores.

Gonçalo Lobo Xavier defende ainda o fim da taxa de segurança alimentar, criada na altura da troika e que tinha o objetivo de “financiar os matadouros e o tratamento dos animais em fim de vida”. ” Não sabemos qual tem sido a aplicação, se é que tem havido alguma. Devia ser abolida, ou pelo menos que nos expliquem para onde está a ir o dinheiro”, atira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Distribuição diz que preços nos supermercados “ainda têm espaço para aumentar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião