Fernando Medina pede cautela ao BCE no aumento das taxas de juro

O ministro das Finanças reconhece que 2023 será marcado por um período económico de grandes desafios e que todos devem contribuir positivamente para mitigar as dificuldades para empresas e famílias.

Fernando Medina, ministro das Finanças, reconhece que Portugal enfrentará “um período de abrandamento económico e de pressões inflacionistas” em 2023 que exigirão compromissos de todas as partes envolventes, a começar pelo Banco Central Europeu, ao qual Medina pede que adote uma política monetária cautelosa na subida das taxas e juro.

No decorrer da conferência “O Orçamento do Estado para 2023”, organizada pela Ordem dos Economistas, que está a decorrer esta quarta-feira no ISEG, Medina salienta a “solidez” das finanças públicas que “oferece margem de manobra para reagir em caso de necessidade“, ao mesmo tempo que permite que a taxa de juro para empresas e famílias seja hoje mais competitiva do que outros pares europeus.

O ministro das Finanças reforça que, em 2023, Portugal deverá apresentar um défice público de 0,9% do PIB, um saldo primário de -1,6% do PIB e baixar a dívida pública para um valor equivalente a 110,8% do PIB. “Será uma conquista coletiva e um objetivo estratégico de enorme importância, retirando o nosso pais do pódio dos países mais endividados da União Europeia”, reforça o governante.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Medina pede cautela ao BCE no aumento das taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião