Nasdaq a caminho do melhor desempenho diário desde 2020

Desde março de 2020 que o principal índice tecnológico dos EUA não tinha um desempenho diário tão forte.

Nos últimos 20 anos, apenas por 13 ocasiões o Nasdaq-100 fechou com ganhos acima dos 6%. Hoje, o índice que agrega as 100 maiores empresas tecnológicas dos EUA já esteve a valorizar 6,3%.

A sustentar o rally das ações tecnológicas americanas, que está também a estender-se ao industrial Dow Jones, estiveram os dados sobre a inflação nos EUA no mês de outubro, que ficaram abaixo das estimativas dos analistas e voltaram a mostrar um abrandamento da subida dos preços.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Estatística dos EUA, o índice de preços nos EUA subiu apenas 0,4% em outubro e 7,7% em termos homólogos face a outubro de 2021, é o valor mais baixo desde janeiro e abaixo da subida homóloga de 8,2% registada em setembro.

Os analistas estavam à espera que a taxa de inflação revela-se uma subida mensal de 0,6% e um aumento homólogo de 7,9% segundo dados compilados pela Dow Jones, citado pela CNBC.

O movimento de abrandamento da inflação cria expectativas entre os investidores de que a Reserva Federal norte-americana (Fed) possa começar a reduzir o ritmo de subida das taxas de juro, pressionando assim menos o consumo e a economia.

Entre os pesos pesados do Nasdaq-100, destaque para o desempenho das ações da Amazon e da Nvidia que acumulam ganhos de 12% e 10%, respetivamente. Entre as 100 maiores empresas de tecnologia do índice, apenas oito estão a negociar em território negativo.

Apesar do bom desempenho das ações esta quinta-feira, a maré vermelha que tem assolado os mercados e particularmente as tecnológicas este ano não desapareceu. Desde janeiro, o Nasdaq-100 acumula perdas superiores a 33%, com apenas 19% das tecnológicas a conseguir ficar acima da linha de água.

No caminho oposto às ações está o dólar norte-americano, que num cabaz contra um cabaz de moedas internacionais, medido pelo “dollar index” está a cair 1,7%, depois de ter estado a desvalorizar mais de 2%, registado o pior desempenho desde dezembro de 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nasdaq a caminho do melhor desempenho diário desde 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião