Estudantes bolseiros deslocados vão ter reforço do complemento de alojamento

  • Lusa
  • 22 Novembro 2022

Aprovado reforço do complemento de alojamento para estudantes bolseiros de ensino superior que se encontrem deslocados, que poderá chegar aos 263 euros mensais.

Os estudantes bolseiros deslocados que não tenham conseguido um lugar em residências dos serviços de ação social vão ter direito a um reforço de complemento para alojamento, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado aprovada esta terça-feira.

A proposta, apresentada pelo PS, foi aprovada durante as votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), tendo recolhido o voto contra da IL e a abstenção do Chega e os votos favoráveis dos restantes partidos.

Em causa está a atribuição de um reforço do complemento de alojamento para estudantes bolseiros, de ensino superior que se encontrem deslocados, prevendo a norma que nestas situações têm direito a um apoio com um “valor mensal igual ao valor do encargo efetivamente pago pelo alojamento e comprovado por recibo, até ao limite de 55% do indexante dos apoios sociais (IAS), a partir de 1 de janeiro de 2023”.

O IAS foi fixado em 2022 nos 443,20 euros, tendo já sido referido publicamente que em 2023 terá uma atualização de 8%, o que o colocará num valor a rodar os 478,65 euros. Desta forma, o referido complemento a atribuir aos alunos naquelas condições poderá chegar aos 263 euros mensais.

A proposta prevê ainda que para suportar os encargos previstos com esta medida é garantida prioridade a financiamento, quando elegíveis, através do recurso a fundos europeus.

Sem votos contra e com a abstenção do Chega, Iniciativa Liberal e Livre, foi aprovada a proposta dos socialistas que assegura a transferência do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de uma verba de 1.500.000 de euros para o Instituto Politécnico de Santarém para a conclusão das obras já iniciadas da residência da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Neste segundo dia de votações na especialidade a Comissão de Orçamento e Finanças, foi também aprovada, por unanimidade, uma proposta do PS, para o reforço do apoio psicológico nas instituições de ensino.

“O Governo desenvolve programas de parceria, entre o Estado e as instituições de ensino básico e secundário e as instituições de ensino superior, tendo em vista a disponibilização de serviços de apoio psicológico em proximidade e o desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde mental”, lê-se na iniciativa.

Viabilizada, sem votos contra, mas com a abstenção do Chega, PCP e Bloco e Esquerda foi ainda uma outra proposta de alteração apresentada pelo PS que prevê que durante o ano de 2023, o Governo promova um estudo sobre a realidade dos estágios curriculares e as despesas incorridas pelos estudantes pela sua frequência obrigatória.

Os deputados aprovaram ainda uma outra proposta de alteração do PS sobre o Programa ESCOLHAS, determinando um reforço da dotação deste programa até 3,7% face ao orçamento de 2022 e que a nova geração do Programa ESCOLHAS” tem em conta a necessidade de alargar o âmbito e dimensão dos projetos financiados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes bolseiros deslocados vão ter reforço do complemento de alojamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião