Parlamento aprova criação de base de dados para consulta de decisões judiciais

  • Lusa
  • 22 Novembro 2022

PAN viu aprovado no Parlamento uma proposta orçamental que prevê criação de uma base de dados anónimos e aberta ao público com todos os acórdãos e sentenças proferidas pelos tribunais.

O PAN viu aprovado no Parlamento, por unanimidade, uma proposta orçamental que visa a transparência das decisões judiciais e prevê a criação de uma base de dados anónimos e aberta ao público com todos os acórdãos e sentenças proferidas pelos tribunais.

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, o PAN viu aprovada por todos os partidos uma proposta de alteração que estabelece ainda que, durante o próximo ano, o “Governo conclui as diligências necessárias a assegurar” a “publicação, de forma anonimizada, de todos os acórdãos e sentenças proferidas pelos tribunais de primeira instância”.

Com o objetivo de alcançar a transparência das decisões judiciais, o Executivo tem que assegurar “a criação de uma única base de dados de jurisprudência anonimizada, dotada de ferramentas avançadas de pesquisa, através da qual sejam colocadas à disposição do público, sem exceção, todos os acórdãos e sentenças proferidas pelos tribunais”.

Na justificação da proposta, a deputada única do PAN explica que o objetivo do partido é concretizar “as recomendações do GRECO e o Grupo de Trabalho para a Justiça Administrativa e Fiscal” e procurar “assegurar um princípio de transparência e publicidade na administração da justiça”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento aprova criação de base de dados para consulta de decisões judiciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião