EDP premeia duas investigações sobre energias renováveis

  • ECO
  • 24 Novembro 2022

A EDP premiou dois investigadores por estudos relacionados com energias renováveis. Prémio de 20 mil euros foi atribuído às teses de doutoramento de uma cientista portuguesa e de um cientista francês.

Na primeira edição do EDP Labelec Merit Award, o prémio promovido conjuntamente pela EDP Labelec e pela EDP New, duas áreas do grupo focadas em desenvolver projetos de inovação no setor energético, foram premiadas duas teses de doutoramento com foco nas energias renováveis.

“Renewable Energy Forecasting – Extreme Quantiles, Data Privacy and Monetization”, de Carla Sofia da Silva Gonçalves, aluna no doutoramento em Matemática Aplicada na Universidade do Porto, é uma das teses premiadas. A outra pertence a Simon Camal, aluno no doutoramento em Energia e Processos na Escola MINES Paris Tech, que desenvolveu a tese “Forecastingandoptimizationofancillaryservicesprovisionbyrenewableenergysources”. Cada um receberá umprémio de 10 mil euros.

A tese de Carla Gonçalves pretende contribuir para aumentar a quota de fontes de energia renováveis de três formas: ajudar os decisores através da modelação de quantis de potência extrema dadas as previsões meteorológicas; garantir que vários agentes de energia possam realizar previsões colaborativas e desenvolver um mercado de dados para promover tal previsão colaborativa.

Por sua vez, a tese de Simon Camal aponta uma solução para reduzir a incerteza em agregar produção renovável dispersa para obter um perfil de produção mais suave e a operação dentro de um sistema de controlo de central Virtual. Esta tese propõe métodos de previsão de produção renovável agregada e estratégias para a oferta conjunta de energia e serviços renováveis.

Lançado em janeiro de 2022, o EDP Labelec Merit Award pretende distinguir a excelência académica na área da energia e destina-se, por isso, a universitários de todos os mercados em que o grupo opera e que tenham desenvolvido teses de mestrado ou doutoramento sobre este tema.

A primeira edição contou com mais de 60 candidaturas de áreas como a produção e integração de energia renovável e descarbonização, redes inteligentes e distribuição de energia, novas soluções de energia limpa e tecnologias de inovação e soluções digitais.

A seleção dos vencedores ficou a cargo de um júri composto por Ana Paula Marques, administradora executiva da EDP, Vera Silva, PhD, General Electric, GeorgiosKarionotakis, professor, École Nationale Supérieure des Mines de Paris, Nikos Hatziargyriou, professor, National Technical University of Athens, e Fátima Montemor, professora Catedrática e Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico.

As candidaturas para a 2ª edição do EDP Labelec Merit Award abrem no início de 2023 e podem ser feitas através do site da EDP Labelec.

Com este prémio, a EDP reforça a sua missão de contribuir de forma ativa para o desenvolvimento do setor da energia, nomeadamente na inovação e na transição energética. O grupo, atualmente presente em 29 mercados, está totalmente empenhado em participar numa resposta coletiva aos desafios que se impõem para garantir a sustentabilidade do planeta e o EDP Labelec Merit Award será mais um importante passo nesse sentido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP premeia duas investigações sobre energias renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião