UE e BEI Global investem 40 milhões de euros no Medusa
Medusa é o cabo submarino promovido pela AFR-IX Telecom, que irá melhorar a ligação de fibra ótica de alta velocidade no Mediterrâneo. Só em Espanha, este cabo terá três pontos de ligação.
A Comissão Europeia assinou um acordo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para fornecer uma subvenção da UE de 40 milhões de euros para melhorar a ligação de fibra ótica de alta velocidade no Mediterrâneo como parte do projeto Medusa, o cabo submarino de fibra ótica promovido pela AFR-IX Telecom e apoiado pelo Plano Económico e de Investimento da UE para os países vizinhos do Sul, noticia a Servimedia.
Esta subvenção da UE através da EIB Global, a divisão especializada do BEI dedicada a aumentar o impacto das parcerias internacionais e do financiamento do desenvolvimento, irá aumentar e assegurar a conectividade via cabo submarino e ligações terrestres diretas aos centros nacionais de investigação e educação na região vizinha do sul da UE.
Olivér Varhelyi, Comissário para as Negociações de Vizinhança e Alargamento, explicou: “O projeto Medusa envolve um investimento global de 342 milhões de euros e irá, pela primeira vez, ligar diretamente as margens norte e sul do Mar Mediterrâneo e os países do sul entre si através de um cabo submarino de fibra ótica de alta capacidade, multipaíses e à prova de futuro”.
“Através deste cabo iremos melhorar significativamente a interconectividade, estimulando a inovação e a investigação na região, em particular cerca de 500 universidades, institutos de educação e centros de investigação e cerca de 4,5 milhões de estudantes irão beneficiar de uma maior conectividade. O projeto Medusa apoiará intrinsecamente o desenvolvimento económico e social da região“, acrescentou.
Por sua vez, Ricardo Mourinho Félix, Vice-Presidente do BEI, reforçou que “a transformação digital e a conectividade digital de alta velocidade são cruciais num mundo pós-pandémico. O acordo de subvenção de 40 milhões de euros assinado hoje com a Comissão Europeia irá melhorar a conectividade entre a UE e os nossos parceiros norte-africanos, trazendo a próxima geração de redes de acesso à região e aumentando os benefícios socioeconómicos”.
Medusa, o cabo submarino de fibra ótica
O projeto Medusa consiste na instalação de um cabo submarino de fibra ótica de 8700 km de última geração e de alta capacidade que liga Chipre, Grécia, França, Itália, Portugal e Espanha à Argélia, Egipto, Marrocos e Tunísia.
Uma subvenção da UE de 40 milhões de euros garantirá a conectividade direta de alta velocidade, em particular entre as comunidades de investigação e educação e os utilizadores dos países do Norte de África e da UE através da Estação de Aterragem do Cabo de Barcelona.
Espera-se também que o BEI conceda financiamento da dívida para as infra-estruturas com uma contribuição até 100 milhões de euros em empréstimos. A operação está ainda sujeita à aprovação final pelos órgãos diretivos do BEI.
Este financiamento proporcionará também uma rota alternativa para o tráfego de dados em rotas específicas da UE e permitirá aos operadores de telecomunicações da UE tornarem-se parceiros essenciais no apoio ao crescimento socioeconómico na região.
O Medusa contribui para o EU Global Gateway e para o BEI Global. É um dos principais projectos da nova Agenda para o Mediterrâneo da UE adoptada no ano passado para impulsionar a conectividade digital nos países vizinhos do sul da UE.
O cabo, conduzido pela AFR-IX Telecom, uma das empresas de telecomunicações de crescimento mais rápido de acordo com o Financial Times, terá início em Lisboa e terminará na cidade egípcia de Port Said, o que o fará atravessar diferentes países mediterrânicos. Só em Espanha terá 3 pontos de ligação: em Zahara de los Atunes e Torreguadiaro, futuras estações localizadas à volta do Estreito de Gibraltar, e na Estação de Aterragem do Cabo de Barcelona.
A infraestrutura de fibra ótica submarina entrará em funcionamento em 2024, com a ativação da primeira secção, com segmentos que abrigam até 24 pares de fibras com uma capacidade de 20 Tbit/s por par de fibras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE e BEI Global investem 40 milhões de euros no Medusa
{{ noCommentsLabel }}