Indústria consumiu sobretudo eletricidade e gás em 2020

Mais de metade (51%) do consumo final de energia da indústria europeia, em 2020, foi suportado por combustíveis fósseis. 

A eletricidade e o gás natural foram, quase empatados, as duas fontes de energia mais utilizadas pela indústria na União Europeia em 2020.

A eletricidade pesou 33% no consumo de energia desta indústria e o gás natural 32%. As energias renováveis e os biocombustíveis, tal como o petróleo e produtos relacionados, ocupam, cada qual, uma fatia de 10% no mix de energia da indústria. Seguem-se os combustíveis fósseis sólidos, com uma percentagem de 6%. Lixo não reciclável foi usado para suportar 2% do consumo.

Combinados o gás natural, petróleo e derivados, combustíveis fósseis sólidos e lixo não renovável, obtém-se que mais de metade — 51% — do consumo de energia final da indústria europeia em 2020 se baseia em combustíveis fósseis.

Em 2020, o setor da indústria foi responsável por 26% do consumo final de energia, tornando-se o terceiro maior consumidor de energia na União Europeia, depois dos transportes e dos lares.

Na indústria, a energia é utilizada em processos industriais mas também para aquecimento de espaços, arrefecimento ou iluminação.

Os maiores consumidores de energia foram os setores dos químicos e petroquímicos, que são responsáveis por 22% do consumo de energia, e que depende sobretudo de gás natural. Segue-se a indústria de minerais não metálicos — 14% — e a indústria do papel, polpa e impressões, com outros 14%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria consumiu sobretudo eletricidade e gás em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião