Este país não é para aforradorespremium

Não é de agora que Portugal deixou de ser um país para aforradores, mas a situação, sobretudo se medida em termos reais está a agravar-se.

Numa altura em que as taxas de juro têm vindo a aumentar, onerando as prestações associadas a todos os tipos de crédito, não faltam portugueses a questionarem-se sobre o porquê de as taxas de juro associadas aos depósitos não estarem também a aumentar. Segundo dados do Banco de Portugal, em Outubro a taxa média em vigor nos depósitos a prazo em Portugal estava em 0,2% – bastante abaixo dos 0,8% em média observados na área euro. Não é de agora que Portugal deixou de ser um país para aforradores, mas a situação, sobretudo se medida em termos reais (i.e., depois de descontada a taxa de inflação às taxas de juro nominais) – está a agravar-se. Porquê esta inércia? E, será de esperar alguma alteração nesta matéria? Comecemos pelo essencial da actividade bancária. Para além dos capitais próprios

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.