Navantia entrega corveta construída para a Arábia Saudita
A Navantia entregou mais uma das corvetas construídas para a Arábia Saudita na Baía de Cádiz. Esta é a terceira de cinco corvetas que o construtor naval espanhol irá construir para a Arábia.
A Navantia entregou uma nova corveta à Arábia Saudita, uma das corvetas que está a construir na Baía de Cádiz. O navio, chamado “Hail” em honra de uma das províncias mais férteis do país, é já o terceiro das cinco que o construtor naval espanhol irá construir para a Arábia Saudita, estando a última prevista para 2024, noticia a Servimedia.
A cerimónia de entrega aconteceu este domingo nas instalações do Arsenal de La Carraca, em San Fernando (Cádiz), e foi presidida pelo embaixador saudita em Espanha, Azzam bin Abdul Karim Al-Gain; o comandante da Marinha saudita, Vice-almirante Fahad Bin Abdullah Al-Ghofaily; o presidente da Navantia, Ricardo Domínguez; a presidente da Câmara de San Fernando, Patricia Cavada; assim como o Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto.
O embaixador da Arábia Saudita em Espanha, Azzam bin Abdul Karim Al-Gain, destacou as boas relações estabelecidas com Espanha e as principais empresas de defesa como a Navantia, e salientou que têm “plena confiança nas principais empresas espanholas como a Navantia, cujo trabalho está a produzir grandes resultados“.
“Estamos muito satisfeitos e esperamos continuar a colaborar em projetos valiosos que fazem a diferença para o Reino e, por sua vez, contribuem para gerar emprego e riqueza local“, afirmou. Com este contrato, a Arábia Saudita e a Navantia estão a permitir a criação de cerca de seis mil empregos ao longo de cinco anos, incluindo empregos diretos e indiretos e a indústria colaboradora.
As corvetas concebidas pela empresa naval espanhola para o Reino pertencem ao modelo Avante 2200 e oferecem características avançadas, excelente desempenho no mar, elevada capacidade de sobrevivência e a capacidade de operar a temperaturas extremas.
Em março passado, o estaleiro naval localizado na costa de Cádiz entregou o primeiro navio naval chamado ‘Al-Jubail’, e em Julho foi entregue o segundo corvette ‘Al-Diriyah’.
Após a entrega da corveta “Hail”, que tem 104 metros de comprimento, 14 metros de largura e pode transportar um total de 102 tripulantes e passageiros, os 500 membros da tripulação continuam a completar o seu processo de educação e formação no Centro de Formação Navantia (NTC) em San Fernando.
A entrega da terceira corveta surge após a recente visita do ministro Reyes Maroto ao Reino da Arábia Saudita no âmbito da Cimeira de Viagens e Turismo, onde foi anunciada uma nova colaboração entre o Ministério da Defesa do Reino e a Navantia para promover um programa de cinco navios de combate multi-missão para a Força Naval Real Saudita (RSNF), com o objetivo de ter um contrato fechado durante o próximo ano 2023.
Reyes Maroto salientou que este acordo é “um passo muito importante para garantir a carga de trabalho nos estaleiros navais da Navantia em Espanha, especialmente em San Fernando, durante os próximos anos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Navantia entrega corveta construída para a Arábia Saudita
{{ noCommentsLabel }}