Euronext lança em Portugal plataforma de apoio a PME

Lançamento da rede Elite “vai permitir à Euronext criar a ponte entre o financiamento público e privado para as empresas portuguesas”.

A Euronext anunciou esta quarta-feira o lançamento em Portugal da rede Elite, uma plataforma que apoia o financiamento e o crescimento de pequenas e médias empresas (PME).

“As empresas privadas portuguesas irão beneficiar de uma rede internacional, com um vasto conjunto de competências e experiência em formação, bem como em financiamento do crescimento sustentável com capitais privados e públicos”, diz a Euronext em comunicado.

O primeiro grupo de parceiros da rede que vai ajudar a desenvolver a rede Elite em Portugal são a AEP-Associação Empresarial de Portugal, o Banco Santander, a Deloitte, a VDA-Vieira de Almeida e o World Trade Center Lisboa.

“A expansão internacional da ELITE para Portugal é um pilar fundamental do plano estratégico da Euronext “Growth for Impact 2024”. Este novo desenvolvimento vai possibilitar estender as atuais redes Elite e Euronext, e irá melhorar o dinamismo de todo o ecossistema”, sublinha o CEO e presidente do conselho de administração da Euronext, citado no mesmo comunicado. Stéphane Boujnah acrescenta ainda que o lançamento desta rede “vai permitir à Euronext criar a ponte entre o financiamento público e privado para as empresas portuguesas”. A ideia “é trabalhar com um grupo de PME para aumentar a sua dimensão, rentabilidade e impacto, nomeadamente em termos de emprego”, explicou ainda o responsável.

A Euronext comprou a Elite no âmbito da aquisição do Grupo Borsa Italiana em 2021 e desde então tem tentado expandir a atividade desta rede nos países onde a Euronext está presente. Portugal é o primeiro passo nessa estratégia de expansão, explica a Euronext.

A Elite reúne, atualmente, uma comunidade de mais de 1.300 empresas, em 23 países europeus. Desde o lançamento em 2012, as empresas que integraram esta plataforma conseguiram levantar mais de 15 mil milhões de euros através de 1.200 operações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext lança em Portugal plataforma de apoio a PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião