De Ponzi a Madoff e Bankman-Fried, 7 vigaristas de colarinho branco

Os vigaristas de colarinho branco têm sempre o cuidado de “abafar” valores superiores ao primeiro prémio do Euromilhões. Sam Bankman-Fried da FTX foi só o último desta lista.

Vigaristas, ladrões, salteadores, aldrabões ou, na língua de Camões, simples “chico-espertos”. São tudo expressões utilizadas para descrever indivíduos como Bernard Madoff e Sam Bankman-Fried, fundador da falida FTX, que usam e abusam da boa-fé de alguns investidores para roubarem milhões em seu proveito.

Um dos primeiros casos de burla que ficaram na história, remota a 1920 e foi protagonizado por Charles Ponzi, que através de vales de postal prometia aos investidores lucros de 50% no prazo de 45 dias ou lucros de 100% a 90 dias. Os danos deste esquema ascenderam aos 15 mil milhões de dólares (cerca de 220 milhões de dólares a preços de hoje).

Depois de Ponzi foram vários os que lhe seguiram as passadas. Muitos acabaram presos e humilhados em praça pública, depois de terem destruído famílias inteiras. Mas muitos outros conseguiram fugir às malhas da Justiça e até hoje encontram-se a monte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Ponzi a Madoff e Bankman-Fried, 7 vigaristas de colarinho branco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião