TAP aumenta voos para EUA e Brasil e volta à capacidade de 2019
Christine Ourmières-Widener anunciou mais 17 voos por semana nas ligações transatlânticas. Reforço de capacidade levará a novas contrações de tripulantes e pilotos.
A TAP vai reforçar a oferta de voos para os EUA, Brasil e Venezuela no próximo verão, duas regiões que têm tido registado um crescimento robusto e têm um peso relevante nas receitas. A companhia acrescenta mais 17 voos por semana nas ligações transatlânticas, regressando à capacidade que tinha em 2019, embora com menos aviões.
“A TAP vai aumentar fortemente a sua oferta de voos para as Américas no verão de 2023, oferecendo no período de pico da operação, entre junho e setembro, 17 voos adicionais relativamente ao mesmo período de 2022 e repondo os níveis de oferta pré-pandemia”, afirmou a CEO num almoço com jornalistas.
Para os EUA, a transportadora vai ter mais 10 voos por semana. Serão 14 voos por semana para Boston no pico de verão (mais três do que no período homólogo de 2022), cinco para Chicago (mais um), 10 para Miami (mais três), cinco para San Francisco (mais um) e 10 para Washington (mais dois). Para Nova Iorque a oferta será a mesma.
O Brasil terá no verão de 2023 mais seis voos semanais. Serão quatro voos por semana para Belém, mais um que em 2022, sete para Belo Horizonte (mais um), seis para Salvador (mais um), seis para Brasília (mais um) e 20 para S. Paulo (mais dois). Nas restantes cidades (Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro), a oferta será a mesma.
“Outra novidade muito importante é o aumento de dois para três voos por semana entre Lisboa e Caracas, permitindo uma melhoria da oferta para a comunidade portuguesa na Venezuela”, anunciou Christine Ourmières-Widener. “Além deste importante reforço da sua oferta transatlântica à partida de Lisboa, a TAP vai também anunciar, em breve, boas notícias relativas à sua oferta de voos intercontinentais à partida do Porto“, acrescentou.
“Quando olhamos para a evolução das reservas na indústria, não vemos nenhuma redução. Estamos a olhar para estes números todas as semanas. Tal como as outras companhias estamos a planear um aumento da capacidade no próximo verão”, disse a CEO.
A companhia aérea está a alterar a frota, que antes da pandemia era de 108 aviões e é agora de 94, de forma a reforçar a capacidade. “Decidimos entregar os ATR com o fim do contrato com a White e vamos reinvestir num avião wide body A330. Vamos modificar um dos aviões de carga para passageiros, que está quase pronto, e vamos receber novos A321 e A320 no próximo ano”, detalhou a presidente executiva. No próximo ano a frota cresce para 98 aeronaves, o máximo permitido pelo plano de reestruturação.
O reforço passará também pelo pessoal. “Temos um plano para recrutar que será consistente com o número de voos. Estamos em conversações com o sindicato dos tripulantes e também com os pilotos”, explicou Christine Ourmières-Widener.
A companhia aérea anunciou também uma parceria com a marca portuguesa de cosméticos Benamor. “Nos próximos meses todos os sabonetes líquidos disponíveis a bordo dos aviões da TAP, os cremes dos estojos de higiene de classe executiva e os produtos de banho disponibilizados no lounge no aeroporto de Lisboa vão passar a ser da Benamor”, disse a administradora executiva Silvia Mosquera.
A TAP reabriu o Premium Lounge no Aeroporto de Lisboa, depois de uma renovação de um mês. O espaço de 850 m2 e com capacidade para 320 passageiros passa a ser explorado pela Oxygen e conta também com uma parceria com a Go Natural.
“Temos um plano e achamos que o plano está a funcionar. Vamos publicar os nossos resultados anuais em março. Para 2023 vamos ter de fazer melhor do que em 2022. Temos de mostrar uma melhoria nos resultados financeiros. É esse o plano”, concluiu a CEO da TAP.
(notícia atualizada às 17h55)
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