Barragem está cheia em Alijó depois de verão preocupante

  • Lusa
  • 2 Janeiro 2023

O valor mínimo registado na barragem "terá chegado aos 16%”. Agora “está completamente cheia”, indica a proteção civil.

A albufeira da barragem de Vila Chã encheu e atingiu esta segunda-feira os 100% da capacidade de armazenamento, depois de um verão em que desceu aos 16% e causou preocupações, disse o vice-presidente da Câmara de Alijó. “Está completamente cheia”, afirmou à agência Lusa o vice-presidente e responsável da Proteção Civil, Vítor Ferreira.

O verão quente e seco fez soar as campainhas de alarme no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, onde, segundo o autarca, se “terá batido o recorde de caudal mínimo de reserva de água” na barragem de Vila Chã, que abastece os concelhos de Alijó e Murça. O valor mínimo registado “era de 19% e este ano terá chegado aos 16%”.

Não foi necessário avançar para restrições no abastecimento de água para consumo a partir do empreendimento, no entanto, foi preparado um plano de contingência, conjuntamente com a empresa Águas do Norte. Num ponto de situação feito a 22 de novembro, Vítor Ferreira disse que a albufeira tinha começado a encher e se encontrava a 20% da capacidade de armazenamento, perspetivando que o aumento da cota fosse mais significativo em janeiro.

A intensa precipitação verificada nas últimas semanas aumentou as escorrências para a albufeira e acelerou o enchimento daquela reserva de água. Segundo o vereador, a barragem “encheu” e esta segunda começou a transbordar na parte superior. “Este ano, pelo menos para o verão, não deveremos ter problemas de água”, apontou.

Durante o último verão, no concelho verificaram-se constrangimentos a partir de outras fontes de abastecimento, como nascentes, e Vale de Agodim foi uma das aldeias que causou mais preocupação e onde foi necessário recorrer aos bombeiros para reabastecer os depósitos.

Com o financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente, o município vai adquirir um camião cisterna para os reabastecimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barragem está cheia em Alijó depois de verão preocupante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião