26% dos espanhóis desperdiçam alimentos no Natal

  • Servimedia
  • 1 Janeiro 2023

Para combater estes números, a Unilever, juntamente com o Ministério da Agricultura, desenvolveu e atualizou o guia prático para reduzir o desperdício alimentar.

De acordo com a Unilever, 26% dos espanhóis desperdiçam alimentos durante as celebrações de Natal. Para combater estas práticas, a empresa desenvolveu e atualizou, juntamente com o Ministério da Agricultura, o guia prático para reduzir o desperdício alimentar, noticia a Servimedia.

A Unilever salientou que está firmemente empenhada nos seus consumidores e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tenta refletir isto na forma como trabalha, pensa e desenvolve os seus produtos, bem como na forma como os distribui.

A empresa acredita “num modelo de crescimento sustentável e há muitas ações e compromissos adquiridos para o pôr em prática e alcançar os objetivos estabelecidos para alcançar um futuro mais comprometido com o planeta“.

Neste sentido, a Unilever quer resolver um dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores durante a época natalícia: o desperdício alimentar. De acordo com o “Estudo sobre desperdício alimentar no Natal em Espanha 2021” da Too Good To Go, a aplicação que ajuda os estabelecimentos alimentares a vender os excedentes alimentares a preços reduzidos para evitar desperdícios, 26% dos espanhóis desperdiçam comida no Natal e um em cada três (36%) diz deitar fora mais comida nas celebrações de Natal do que em qualquer outra altura do ano.

Cada vez mais, os consumidores mostram a sua preocupação com o seu bem-estar e, neste sentido, estão a tornar-se cada vez mais cautelosos e adquiriram padrões e hábitos de consumo cada vez mais conscientes de tirar o máximo partido dos alimentos, evitando grandes compras e uma visão de curto prazo do consumismo. Esta é uma das conclusões retiradas do último ‘Christmas Consumption Study 2022’ da empresa de consultoria Deloitte, que também salienta que a alimentação foi uma das categorias que concentrou o maior volume de despesas neste Natal, com um total de 36%, e que 79% dos consumidores estão cada vez mais conscientes de que devem reduzir o desperdício nas suas casas.

Guia para evitar desperdício alimentar

A fim de enfrentar esta situação e de ajudar a reduzir o consumo excessivo que ocorre durante as férias de Natal, a Unilever publicou um guia prático com algumas dicas, conselhos e ideias que ajudarão as famílias a reduzir o desperdício alimentar nas suas casas.

O guia está estruturado em três secções principais: planeamento, cozedura e reutilização. Cada uma corresponde aos momentos em que há a oportunidade de ser mais eficiente e, consequentemente, de reduzir a quantidade de resíduos gerados ao cozinhar em casa.

Estas três etapas incluem diferentes oportunidades de melhoria e redução de resíduos, tais como planeamento das suas compras, armazenamento de alimentos, ajuste da quantidade de ingredientes, reutilização de restos e reciclagem em casa.

Grande parte dos restos de comida do Natal pode tornar-se um grande aliado para receitas culinárias para reutilização. Algumas das receitas propostas no guia com os restos dos menus são: croquetes com os restos de frango, massa integral com legumes e restos de peru, quiche de camarão, deliciosas lentilhas com os restos de leitão e arroz com alcachofras com o borrego. O guia também inclui algumas receitas de reutilização de sobremesas, tais como um bolo de chocolate e um bolo de ameixa de fruta com restos de salada de fruta.

Planear refeições, conceber menus, fazer um inventário de ingredientes, fazer uma lista de compras, servir porções moderadas de alimentos no prato e, finalmente, fazer uso das sobras aplicando a cultura da reutilização, são algumas das ações simples que ajudam a minimizar o desperdício e, portanto, a poupar dinheiro e a proteger o ambiente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

26% dos espanhóis desperdiçam alimentos no Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião