Pinto Moreira renuncia à vice-presidência da bancada do PSD

  • ECO
  • 12 Janeiro 2023

Ex-autarca de Espinho, alvo de buscas no âmbito da Operação Vórtex, levada a cabo pela Polícia Judiciária, deixa cargos no grupo parlamentar. Montenegro diz que é “uma opção política”.

“O deputado Joaquim Pinto Moreira, que conheço muitíssimo bem e há muitos anos, vai renunciar hoje mesmo à sua posição enquanto vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e como presidente da comissão de revisão constitucional, anunciou esta quinta-feira o presidente do PSD.

Em entrevista à SIC Notícias, Luís Montenegro justificou que “passadas 60 horas da diligência das autoridades judiciárias que fizeram uma busca domiciliária, sem que se tivesse consumado o pedido de levantamento de imunidade parlamentar que permitiria perceber o alcance e o estatuto que nesta investigação tem, não [podiam] ficar eternamente à espera disso para tomar uma opção que é política”.

Pinto Moreira foi alvo de buscas no âmbito da Operação Vórtex, realizadas na terça-feira pela Polícia Judiciária. Advogado de profissão, foi presidente da Câmara de Espinho entre 2009 e 2021, estando sob suspeita o licenciamento de projetos imobiliários desde 2018. A situação levou a PJ a deter o autarca socialista Miguel Reis, um funcionário e três empresários, por suspeita da prática de crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências.

Sobre as notícias que dão conta de que, entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2022, a sociedade de advogados de que o presidente do PSD era sócio fez dez contratos por ajuste direto com as câmaras de Espinho e Vagos, Montenegro respondeu que é “ignóbil” confundir isso com um processo de investigação criminal em curso “cujo objetivo não tem rigorosamente nada a ver com essa prestação de serviços jurídicos”. “É maldoso, vergonhoso e leviano dizer que isso faz parte do caso”, completou o líder laranja.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pinto Moreira renuncia à vice-presidência da bancada do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião