Taxa de desemprego recua para 10,1% em janeiro
INE revê em baixa valor para o primeiro mês do ano. Em fevereiro, o desemprego deverá ter recuado novamente, para 10%, mas as estimativas ainda são provisórias neste caso.
A taxa de desemprego recuou para 10,1% em janeiro, mantendo-se no valor mais baixo desde março de 2009 (10%), avançam os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Para fevereiro, as estimativas ainda provisórias e sujeitas a correções, dão conta de uma nova redução, para 10%.
No primeiro mês do ano, o desemprego recuou uma décima face a dezembro, situando-se em 10,1%. O valor fica abaixo do projetado inicialmente pelo INE que, há um mês, apontava para 10,2%. Em janeiro, contavam-se 518,3 mil desempregados, menos 0,4% face a dezembro, e cerca de 4,6 milhões de empregados, mais 0,1%.
A taxa de desemprego jovem também recuou, de 26,3% em dezembro, para 25,6% em janeiro, indicam os dados corrigidos de sazonalidade.
O INE também avança uma estimativa provisória para fevereiro: a taxa de desemprego deverá cair novamente para 10%, abrangendo 510,6 mil pessoas. E o número de empregados deverá aumentar em 5,3 mil. O desemprego jovem deverá ter recuado 0,2 pontos percentuais, para 25,4%.
Taxa de desemprego
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de desemprego recua para 10,1% em janeiro
{{ noCommentsLabel }}