A generalidade da “geração mais educada de sempre” arrisca-se a servir de muito pouco e a frustrar a crença (justificada) na importância crucial da educação para o crescimento.
A educação é o Santo Graal do desenvolvimento económico sustentado. Olhamos para Portugal e constamos, impantes, que a atual geração é a “mais bem preparada” de sempre. Em 10 anos (2011 a 2021) a percentagem dos portugueses entre 25 e 34 anos com educação terciária (licenciatura, mestrado ou doutoramento) passou de 27% para 47%, o maior aumento na OCDE, colocando-nos acima da média da UE22. Este tipo de evolução é precisamente aquelas que os especialistas recomendam para escapar da “armadilha do rendimento médio” de que falámos há duas semanas Todavia, os resultados tardam a revelar-se. 70% dos adultos ganham menos de 1100 euros brutos mensais, 57% dos jovens entre os 15 e 34 anos vive com a família e 70% ganha menos que 1000 euros líquidos. O crescimento económico neste século tem sido
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.