Unilever adere ao movimento Veganuary

  • Servimedia
  • 18 Janeiro 2023

A empresa mantém o seu objetivo de atingir mil milhões de euros em vendas anuais de alternativas de carne e laticínios à base de plantas até 2025-2027.

Como parte deste mês dedicado aos alimentos à base de plantas, a Unilever está a oferecer inspiração para introduzir mais vegetais na dieta diária para melhorar a saúde intestinal, dizem os especialistas. O movimento conhecido como Veganuary (Janeiro vegano), que começou em 2014, já faz parte dos novos padrões de consumo e tem um número crescente de seguidores no nosso país, noticia a Servimedia.

Especificamente, de acordo com o portal Vegonomist, durante esta campanha de 2023, mais de 80 marcas, restaurantes ou distribuidores em Espanha, México e América do Sul já aderiram ao movimento, oferecendo diferentes experiências e uma vasta gama de ofertas veganas para aqueles que estão a experimentar um estilo de vida vegano ou vegetal pela primeira vez.

Neste sentido, a Unilever apontou a necessidade de aumentar o consumo e a variedade de fruta e vegetais e de seguir uma dieta variada baseada em alimentos à base de plantas para uma boa saúde intestinal. Como diz o Dr. Robert Dixon, PhD em Microbiologia pela Universidade de Oxford e Chefe da Ciência e Tecnologia de Microbiologia do Estômago da Unilever, “comer uma grande variedade de fruta e vegetais é uma das melhores formas de garantir que mantemos a diversidade que o nosso microbioma intestinal necessita“.

Na mesma linha, os resultados do estudo do American Gut Project, o maior projeto científico cidadão do mundo sobre o microbioma, mostram que as pessoas que comem mais de 30 alimentos vegetais diferentes por semana têm um microbioma mais diversificado, e portanto mais saudável, do que aqueles que comem dez ou menos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda mesmo comer até cinco porções de fruta e legumes por dia.

Em Espanha, no entanto, a procura de fruta e legumes por parte das famílias caiu de novo para níveis pré-pandémicos em 2022. Com dados até Agosto de 2022, caiu 13% em comparação com o mesmo período em 2021. Isto representa um total de 4,7 milhões de quilos em comparação com os 7,8 milhões de quilos de fruta e legumes frescos consumidos no ano anterior.

É por isso que a Unilever quis aproveitar este mês dedicado aos alimentos ricos em vegetais para repensar os atuais padrões de consumo e propor algumas ideias e receitas práticas que podem contribuir para uma melhor saúde intestinal.

Ingestão Prebiótica

Os prebióticos são bons para o microbioma intestinal porque atuam como um fertilizante microbiano, estimulando o crescimento de bactérias benéficas. Encontram-se em muitas frutas e legumes. Os mirtilos, por exemplo, são uma excelente fonte de fibras e polifenóis, por isso são saudáveis tanto para si como para o seu microbioma intestinal.

E, finalmente, adicionar sabores doces e azedos com vegetais fermentados. A investigação mostra que diferentes tipos de alimentos fermentados, como o kefir, contêm diferentes tipos de micróbios benéficos que podem melhorar a função do nosso microbioma.

Por seu lado, Ana Palencia, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Unilever Espanha, também quis recordar o objetivo estabelecido pela empresa nesta área, salientando que “na Unilever continuamos a trabalhar em ações que estão empenhadas numa dieta variada rica em nutrientes e vegetais como parte do nosso objetivo de atingir mil milhões de euros em vendas anuais de alternativas de carne e laticínios com base em proteínas vegetais até 2025-2027. Acreditamos que com ações como esta estamos a ajudar a sensibilizar os nossos clientes e empregados para o nosso compromisso de uma vida mais sustentável”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unilever adere ao movimento Veganuary

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião