O assombroso mundo novo da inteligência artificial generativapremium

O potencial revolucionário da inteligência artificial generativa é enorme. Tal como os seus riscos.

O hypeque já existia à volta do ChatGPT tornou-se ainda maior esta semana com o anúncio de que a Microsoft iria reforçar o investimento na OpenAI, a empresa que desenvolveu o modelo de processamento de linguagem natural. O gigante cofundado por Bill Gates, cujo software revolucionou a informática e a forma como trabalhamos, irá investir 10 mil milhões de dólares ao longo de vários anos naquilo que o atual CEO, Satya Nadella, acredita ser "a próxima grande vaga da computação". A inteligência artificial (IA) já é omnipresente no dia-a-dia. É usada nos motores de busca na Internet ou nas redes sociais para mostrar os conteúdos (e a publicidade) mais relevantes, em assistentes por voz como a Alexa ou a Siri, para escolher a melhor rota no trânsito, pelos bancos para sugerir serviços

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.